Por que algumas pessoas são tão frias?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

A maioria dos casos de "pessoas frias" na verdade é de pessoas com pouca capacidade para expressar os seus sentimentos ou suas emoções. É comum, ao contrário do que parece, que essas pessoas tenham uma intensa vida emocional que guardam para si mesmas e que são incapazes de mostrar para o exterior.

Além de estabelecer barreiras emocionais muito difíceis de ultrapassar, este tipo de pessoas tem dificuldade em estabelecer laços afetivos unicamente para não terem necessidade de se aproximar emocionalmente de ninguém e, assim, não se sentirem vulneráveis.

Uma das melhores formas de você saber se uma pessoa é fria é apática e calculista e olhar para o seu passado em relação a outros relacionamentos. Seja uma relação amorosa ou amizade, pessoas com essas características apresentam grandes dificuldades em manter um relacionamento saudável.

Características de pessoas frias no relacionamento
Falta de empatia e compaixão: isso ocorre em praticamente todos os casos onde há pessoas frias no relacionamento. O(a) parceiro(a) perde a empatia que tem em relação ao outro, passa a não se importar, não tem mais compaixão.

Para barrar a frieza emocional, é preciso investir no desenvolvimento do autoconhecimento e compreender como você funciona diante de diferentes situações cotidianas e das emoções que elas causam. Afinal, todos possuem a habilidade necessária para desenvolver e melhorar as próprias competências emocionais.

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 3 – Ser Empático. ...
  3. 4 – Conversar. ...
  4. 5 – Ser Exemplo. ...
  5. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  6. 7 – Tenha Paciência.

Pessoas frias e calculistas não depositam a sua confiança nos demais. Além disso, desconfiam de tudo ao seu redor e estão sempre alertas. Eles presumem que os outros são como eles e podem traí-los por um objetivo maior.

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Este sentimento está associado a um distanciamento frio. A sua postura do indiferente diz “eu não quero contato com você” ou “eu não me importo”. Para algumas pessoas, ser tratado com indiferença é devastador enquanto outras lidam bem com a noção de ser ignorado.

Não ria descontroladamente e nem chore: mantenha-se estável e tente não demonstrar muita emoção. Seja altivo e imparcial sempre que conversar com alguém. Não fale sobre si. Mantenha distância daqueles que o cercam ao evitar dizer muita coisa sobre sua vida pessoal, seus pensamentos e seus sentimentos.

A expressão frio e calculista é usada para se referir aos indivíduos que conseguem agir sem serem influenciados pelas emoções e mantêm o foco na razão.

1. Pessoa seca. Diz-se de pessoa que não gosta muito de afeto, não gosta de puxar assunto e sempre que embarca em uma diversidade de assuntos, breca a intimidade.

Quando nós falamos que alguém é frio e calculista, de uma forma engraçada, falamos sobre uma pessoa que calcula muito bem seus passos e não demonstra suas emoções frequentemente.

1. Pessoa fria. Pessoa insensível ou que tem dificuldade de demonstrar emoções ou carinho por outro ser.

Costumam ser introvertidas e mostrar apenas a faceta que lhes interessa dar a conhecer. Falta de empatia e compaixão: Por serem pessoas tão lógicas e racionais, estas pessoas calculistas têm dificuldade em apresentar empatia e compaixão.