Por que as latas de lixo são separadas por cor?

Perguntado por: lmatamaria . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

As cores diferentes para cada tipo de lixo funcionam como alerta aos lixeiros, que saberão o conteúdo de cada saco pela sua cor. A diferenciação permite que eles se preparem melhor para recolher os diferentes tipos de lixo, tendo mais cuidado com os sacos de cor branca, roxa e laranja, por exemplo.

As cores foram implementadas de acordo com a Resolução CONAMA Nº 275/2001, onde foram definidas as cores para cada tipo de material, dessa forma padronizando as cores para todo o país.

As lixeiras de coleta seletiva tem a função de armazenar os resíduos até serem enviados para a reciclagem. A lixeira de cor azul, por sua vez, serve para armazenar o papel e suas variações (papelão, jornal, revista, cartolinas e entre outros).

Amarelocor dedicada ao despejo de objetos de Metal, como as latinhas de bebidas e outros produtos. Azulcor para o correto despejo de papeis e papelão, como caixas e folhas de sulfite. Branco – que recebe os itens de descarte de hospitais e outros locais na área da saúde.

Os sacos de lixo pretos são responsáveis pela coleta do lixo sujo, ou seja, lixo orgânico. Sendo de cor preta, dificulta que outras pessoas enxergue que tipo de lixo você produz, evitando constrangimentos. Não pense que as cores dos sacos são coloridas apenas para bonito.

Roxo: A cor roxa também é sinônimo de perigo e coleta resíduos radioativos. Se todos os lixos forem separados corretamente, através das lixeiras coloridas, a população já estará contribuindo com as cooperativas de reciclagem.

As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada.

Cinza: resíduos que não podem ser reciclados e/ou contaminados. Roxo: materiais radioativos. Branco: resíduos de ambulatórios e de serviços de saúde.

A coleta seletiva tem como objetivo, concretamente, a separação correta dos resíduos que pode ser reciclados. A lixeira de cor vermelha, serve para armazenar Sacolas, Frascos, Potes, Tampinhas, Tubos de PVC, Embalagens PET (Refrigerantes, sucos, água), taperwares, canetas, escovas de dente e até CD´s!

Lixeira marrom: Lixo orgânico
A reciclagem do lixo orgânico pode ser feita em casa, é utilizada para compostagem, que serve como adubo natural para todos os tipos de plantas.

Por que as cores da coleta seletiva? A separação adequada por cores é importante para facilitar as outras etapas da reciclagem desses materiais ou para seu descarte mais adequado, contribuindo para que esses materiais não sejam destinados a lixões e aterros sanitários sem que se esgote todo o seu potencial.

CINZA – NÃO RECICLÁVEIS
O que descartar: Papéis higiênicos, Guardanapos sujos, Papéis metalizados ou parafinados, Adesivos, Papel carbono, Fraldas, Absorventes, Fotografias, Espelhos, Esponjas de aço, itens de cerâmica, isopor, EVA, Vidro temperado, Vidros de carro, Cortiça, Ampolas de remédio, Lentes de óculos, etc.

Marrom – resíduos orgânicos; Cinza – não recicláveis, contaminados, ou misturados.

O lixo verde é composto por todos os resíduos resultantes dos processos de remoção ou poda da vegetação, especialmente plantas e árvores. O conceito descreve os restos da arborização e engloba sobretudo os troncos, galhos e cascas de árvores, bem como folhas (secas ou verdes) e flores.

Laranja: utilizado para descarte de resíduos perigosos; Preto: para descarte de resíduos gerais não recicláveis; Branco: são indicados para a coleta seletiva de resíduos de serviços de saúde; Cinza: indicado para resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

CINZA – Lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível; BRANCO – Resíduos de hospitais e serviço de saúde; LARANJA – Resíduos perigosos; ROXO – Lixo radioativo.