Por que as luzes do roteador ficam piscando?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Não se assuste se você notar que algumas luzes ficam piscando incansavelmente, pois isso indica que seu roteador está se comunicando com os dispositivos conectados, exceto em alguns modelos onde os Leds ficam estáveis e não piscam, mostrando somente que estão conectados com a internet.

Quando a luz verde está piscando, significa que o seu modem está se registrando na rede 2G.

Reinicie o modem
Equipamentos podem eventualmente apresentar falhas durante o funcionamento, mas normalizarem com um simples reset, por isso esse é um passo fundamental. Desligue o modem e espere alguns instantes para ligá-lo novamente. Isso limpa as falhas temporárias de conexão.

Entenda: ao resetar o seu roteador/ONU, causará um problema ainda maior do que a falta de conexão! Isso irá desconfigurar o seu equipamento fazendo com que você perca os padrões estabelecidos para a sua rede, deixando a sua conexão sem segurança e tornando a reprogramação mais demorada...

A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando. Nunca use o RESET de nenhum dos dois aparelhos.

Caso o roteador tenha parado de transmitir sinal Wi-Fi ou desligado, a primeira dica é verificar os cabos conectados de energia e de Ethernet. Os fios podem ter se soltado por acidente durante o manuseio do aparelho.

Atenção: a luz amarela também pode apresentar tom alaranjado ou avermelhado. Desligado – indica que o modem Wi-Fi não tem conexão com a internet. Aceso – indica que o modem Wi-Fi está registrado na rede e habilitado para funcionamento. Luz verde acesa – indica a conexão com a rede interna.

6 maneiras de recuperar o sinal da internet

  1. Reiniciar o modem.
  2. Troque o wi-fi pelo cabo LAN.
  3. Checagem dos cabos.
  4. Mude o canal da rede wi-fi.
  5. Reveja sua senha de proteção.
  6. Avalie programas, firewall e vírus.
  7. É hora de ligar para o SAC.

Conecte o roteador à fonte de energia e aguarde a inicialização do roteador. Pressione e segure o botão H (ou Hi) por mais de 10 segundos até que o indicador apague. Depois que o indicador ficar vermelho novamente, isso indicará que o roteador foi restaurado para as configurações de fábrica.

Reinicie o dispositivo.
Abra o app Configurações e toque em Rede e Internet ou Conexões. Essas opções podem variar de acordo com o dispositivo. Desative o Wi-Fi, ative os dados móveis e veja se há alguma diferença. Se não houver, desative os dados móveis, ative o Wi-Fi e confira novamente.

Os erros mais frequentes incluem roteador travado, cabo desconectado, falha no servidor DNS e erros de configuração; aprenda como consertar a Internet no seu notebook ou PC. O PC ou notebook não conecta na Internet por alguns motivos.

Para redefinir configurações de rede:
Localize e toque em Configurações > Sistema > Avançado > Redefinir opções > Redefinir configurações de rede.

Como personalizar a configuração do roteador

  1. Ligue-o. ...
  2. Conecte o roteador ao modem. ...
  3. Conecte o seu computador. ...
  4. Faça login como administrador. ...
  5. Forneça as suas informações de conexão. ...
  6. Verifique as conexões locais e de internet. ...
  7. Converta-o em um roteador sem fio.

Para saber se o roteador está sendo mesmo o responsável pela lerdeza da sua internet, faça agora mesmo o teste do MinhaConexão. O teste é fácil, rápido e gratuito, e você descobre o quanto está recebendo de dados da internet.

O que corresponde a luz Ethernet (LAN)?
Quando este led está piscando indica atividade de dados (Como fazer um download, fazer um upload, assistir a um vídeo no YouTube etc.);