Por que cimento queima?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Mas, afinal, o que é cimento queimado? O cimento queimado propriamente nada mais é do que a mistura de cimento, água e areia. Essa mistura é aplicada sobre a superfície desejada. Depois, peneira-se o pó de cimento por toda a sua extensão da superfície e esse processo que é conhecido como “queima”.

Ele é feito com a queima do cimento em pó sobre a argamassa ainda fresca. Para deixar o material branco, troca-se o cimento convencional pelo cimento branco estrutural e a areia de massa pelo pó de mármore. Dessa forma, é possível obter um excelente resultado final, com um bom acabamento e estética.

Para manter o piso de cimento queimado limpo, não há muita dor de cabeça. O ideal é remover as sujeiras, como pó e areia, com vassoura ou aspirador de pó. Na hora de lavá-lo, basta utilizar detergente neutro, água morna, pano limpo ou escova de limpeza.

Desvantagens do cimento queimado

  • Porosidade, podendo absorver partículas de sujeira e líquidos, caso não seja impermeabilizado;
  • Trincas e manchas que podem surgir com o tempo;
  • Torna-se escorregadio quando está molhado;
  • Pouca uniformidade.

A composição do cimento queimado é, essencialmente, argamassa de cimento e areia, e é uma excelente opção para diversos tipos de ambiente, desde salas, varandas, até cozinhas, dependendo também dos itens de decoração.

O piso de cimento queimado é extremamente durável. Por ter uma grande resistência à abrasão, é muito difícil que este material quebre, sendo uma peça que pode durar uma vida inteira.

Entre três a cinco dias após a aplicação do cimento queimado. Procure manter o ambiente sempre úmido e evite pisar no ambiente. Uma dica é cobrir a área com uma manta para drenagem e jogar água por cima todos os dias.

ACABAMENTO E MANUTENÇÃO
Para dar proteção adicional à superfície do piso de cimento queimado, Alessandra, do IPT, recomenda a aplicação de camada de resina acrílica à base de solvente e impermeabilizante para proteger o piso da ação da água.

Tecnicamente, o cimento queimado é o resultado da mistura de cimento, areia e água e sua função é apenas o de acabamento. Dessa maneira, o estrutural não deve ser cogitado em hipótese alguma.

Para garantir alta durabilidade, utilizar resina acrílica e impermeabilizante ajuda a proteger da ação da água. Você também pode aplicar cera incolor nas áreas internas.

Por ser feito basicamente de areia, água e aditivos, o custo do piso de cimento queimado é bem mais baixo em relação aos pisos convencionais.

"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.

Dilatação e retração são os motivos principais para que o piso de cimento queimado fissure rapidamente. Isso acontece porque o cimento é um produto químico que reage com água, em reação exotérmica (libera calor). A reação aquece o material, que se dilata.

O cimento queimado pode ser utilizado tanto em pisos quanto paredes, mas não para por aí. Há também aplicações mais variadas, como em bancadas de cozinha americana, pias de lavabo, colunas, escadas e até mesmo em nichos.

Para fazer a manutenção do brilho aplique cera líquida uma vez por mês em ambientes de maior circulação, para ambientes que o brilho não sai facilmente a aplicação de cera pode ser em períodos mais espaçados. Por ser um piso poroso, recomendamos que ele seja impermeabilizado logo após a obra.

O cimento exerce um efeito abrasivo sobre a camada córnea da pele. As lesões são claramente visíveis: vermelhidão (eritema), inchaço (edema), eczema, bolhas, fissuras e necrose do tecido e provoca a sensibilidade dos olhos, causando irritações conjuntivas, lesões graves e irreversíveis como a cegueira.

Argamassa especial pronta para uso de acabamento decorativo que, quando aplicada, tem o efeito de cimento queimado.

cinza

O cinza é a cor mais frequente quando pensamos em cimento queimado.

O efeito de um revestimento de cimento queimado é atingido através da aplicação de uma simples argamassa na parede, tomando alguns cuidados para garantir o aspecto desejado no resultado final. Basicamente, basta misturar massa acrílica e um pigmento preto ou cinza.

Sim. Mas, é aconselhado que primeiro seja resolvido o problema com a umidade para depois aplicar a tinta de Cimento Queimado. Caso contrário, manchas e outros problemas podem aparecer.

O cimento queimado, independente de sua aplicação, possui uma grande facilidade de manutenção, além de ter uma durabilidade muito maior. Por isso, é um revestimento ideal para qualquer tipo de lugar, seja ele residencial ou comercial. Permitindo uma estrutura muito mais adequada para quem está utilizando este modelo.