Por que dizemos que o Brasil é o país mais populoso e ao mesmo tempo pouco povoado?

Perguntado por: hbarros . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

No Brasil, podemos encontrar áreas densamente povoadas, como São Paulo, e áreas muito pouco povoadas, como o estado do Amazonas. A relação entre a extensão territorial e o número de habitantes no Brasil é baixa: 26,4 habitantes por km2. Portanto, o Brasil é um país populoso e pouco povoado.

Diferença entre populoso e povoado
Vejamos: Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar. Povoado (população relativa): o termo refere-se à relação entre a população absoluta do local e a área por ela ocupada.

Pela densidade demográfica do Brasil podemos afirmar que se trata de um país populoso porém pouco povoado, com uma distribuição que é da ordem de 23,86 hab./km².

O Brasil é considerado um país populoso, pois tem muitos habitantes em seu território. A relação entre a extensão territorial e o número de habitantes no Brasil é baixa: 26,4 habitantes por km². Portanto, o Brasil é um país populoso e pouco povoado.

Devido a vários fatores: Os efeitos das guerras no ocidente, sobretudo a 2a guerra, com a chegada de muitos imigrantes europeus e até asiáticos; O potencial economico deste país que era conhecido desde a exploração do ouro, da borracha, do café ...

Um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica, como Mônaco, que possui 26.373,8 hab/km². Apesar do número expressivo, ele não é populoso, visto que tem 39 mil habitantes. A Rússia é o exemplo oposto: embora populoso, é um país pouco povoado.

O Sudeste

O Sudeste possui cerca de 89 milhões de habitantes, sendo a região mais populosa do Brasil. Além disso, o Sudeste possui cerca de 87 habitantes por quilômetro quadrado, por isso, também é a região mais povoada do país.

O Brasil está no quinto lugar entre os países mais populosos, sobrepujado apenas pela China (1,3 bilhão), Índia (1,1 bilhão), Estados Unidos (314 milhões) e Indonésia (229 milhões). Apesar de toda população, temos em torno de 22,4 hab./km2, o que qualifica o país como pouco povoado.

Roraima é o estado

De acordo com o levantamento, os estados mais populosos são: São Paulo (46.289.333), Minas Gerais (21.292.666) e Rio de Janeiro (17.366.189). O Distrito Federal conta com uma população de 3.055.149 habitantes. Roraima é o estado com a menor estimativa populacional (631.181).

"O principal fator por trás desses dados é a redução da taxa de fecundidade. Em 1970, cada mulher tinha 5,8 filhos e hoje tem menos de dois. Por outro lado, está havendo um envelhecimento da população e um aumento da expectativa de vida. Essa população idosa ainda vai crescer.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

São Paulo

Entre as unidades da federação, São Paulo segue como o estado mais populoso, com 46,6 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país, seguido de Minas Gerais, com 21,4 milhões de habitantes, e do Rio de Janeiro, com 17,5 milhões de habitantes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os 30 países menos populosos são: 1° Vaticano (Europa): 990 habitantes. 2° Nauru (Oceania): 9.771 habitantes. 3° Tuvalu (Oceania): 11.093 habitantes. Lista dos países menos populosos do mundo.

Vaticano

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os 30 países menos habitados são: 1° Vaticano: 990 habitantes (Europa). 2° Nauru: 9.771 habitantes (Oceania).

Letra E. O Brasil é um país populoso porque apresenta grande população absoluta, com mais de 213 milhões de pessoas.

Diversos são os fatores que podem levar ao crescimento da população, como melhorias no sistema de saúde que aumentam a expectativa de vida ao nascer, aumento da fertilidade, redução da mortalidade infantil, urbanização e desenvolvimento econômico — estes ligados aos salários e acesso a melhores condições de vida.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.