Por que é comum para estudar o mundo Regionaliza los ou seja dividido em regiões?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Por meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos gerais de acordo com o desenvolvimento econômico. Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – As regionalizações mundiais. 7º Série - EJA - Geografia - As regionalizações mundiais.

A regionalização do país é um tema de fundamental importância nos estudos geográficos, pois possibilita a análise dos aspectos sociais, físicos e econômicos.

A regionalização é importante, pois ela facilita os estudos, análises, intervenções dos poderes públicos e ações governamentais em um determinado espaço, que foi delimitado por alguns critérios, como: renda, aspectos sociais, características regionais e naturais, formação social, economia, setor econômico, dentre ...

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação), econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia), políticos (regimes de governo), sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH), culturais (religiões, etnias), ...

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidriografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias), ...

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.

2. Em sua opinião, por que um mesmo estado pode integrar diferentes regionalizações? Resposta pessoal. Isso pode ocorrer dependendo dos critérios utilizados, que podem ser de proximidade geográfica e de semelhança entre os aspectos naturais e as condições sociais e econômicas.

Os critérios utilizados foram apenas os elementos – clima, vegetação e relevo.

A regionalização do mundo torna possível compreender como um fenômeno se distribui no espaço ou as características comuns de determinadas áreas, por exemplo, sendo utilizados por governos, instituições de pesquisa e ensino, de modo a orientar políticas públicas, divulgação de dados e pesquisas científicas.

Ao estudar as regiões brasileiras é possível, além do conhecimento sobre cada uma, também se familiarizar com diferentes culturas que o país possui, diminuindo a xenofobia que possa existir.

A região geográfica abrange uma paisagem e sua extensão territorial, onde se entrelaçam de modo harmonioso, componentes humanos e natureza (...) assim concebida e considerada uma entidade concreta, palpável, um dado com vida, impondo, portanto uma evolução e um estágio de equilíbrio. (CORRÊA, 1986, p. 28-29).

Ela oferece várias vantagens aos estudos geográficos, pois podemos estudar os países do mundo em conjunto, comparar diferenças e semelhanças e analisar aspectos gerais e particulares, permitindo obter uma análise mais precisa do espaço mundial. 1) Como o Brasil é dividido?

A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação Sócio-Econômica-Espacial.

São elas:

  • Macrorregiões do IBGE.
  • Complexos regionais ou regiões geoeconômicas.
  • Os quatro Brasis ou regionalização de Milton Santos.

Podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou, ainda, uma composição de vários desses aspectos. A regionalização é usada para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território.

As regionalizações mundiais são: os continentes, os biomas, os climas mundiais, as bacias hidrográficas, os idiomas.

Por meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos gerais de acordo com o desenvolvimento econômico.

A Terra se divide em seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. País é a unidade política em que os continentes estão divididos, exceto a Antártida. Todos os continentes são banhados por pelo menos um dos cinco oceanos que formam a parcela de água da superfície terrestre.