Por que é importante refletir sobre a cultura?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Conhecendo a própria cultura, o individuo compreenderá a importancia de mante-la viva na memoria, protege-la e valorizar a cultura como forma de preservar o que somos, nossas caracteristicas, nossa identidade.

A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

A importância da cultura na sociedade
Como já mencionado, a cultura é o que cria a nossa identidade, compõe o nosso sujeito, grupos de pessoas e norteia as próximas gerações. Podemos afirmar que, para criar a cultura há uma somatória de gostos, hábitos, crenças e outros costumes.

Valorizar o patrimônio histórico-cultural de um povo é valorizar a identidade que forja seus cidadãos. Sendo assim, preservar a culinária, as paisagens, as festas populares tradicionais, as obras de arte e qualquer outro elemento cultural é manter sua identidade.

A diversidade cultural traz consigo uma variedade de tradições, crenças, valores, línguas e costumes. Ao abraçar essa diversidade, expandimos nossos horizontes, enriquecendo nosso conhecimento sobre diferentes culturas e promovendo a tolerância e o respeito mútuo.

A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.

O conhecimento da cultura local reforça a valorização bem como o incentivo ao desenvolvimento da região. Para estudarmos esses aspectos propulsores da realidade atual devemos levar em questão, que a cultura popular sofre alterações que contemplam os aspectos econômicos, administrativos, educativos e sociais.

A cultura sem dúvida deve estar presente no ambiente escolar, pois ela também faz parte do processo de ensino aprendizagem, ela nutre, socializa e fornece idéias para um aprendizado, mas eficiente, como afirma Vygotsky.

Cultura compreende uma série de elementos, como costumes, crenças religiosas, vestimenta, língua, objetos, rituais etc.

Cultura significa tudo que é feito, aprendido ou compartilhado por membros de uma sociedade: valores, crenças, comportamentos, símbolos, línguas e objetos materiais. Sociedade significa um grupo de pessoas que vivem em um território definido e que compartilham uma cultura.

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

A cultura se torna visível em nosso dia a dia de várias formas. Por exemplo: Comunicação: A linguagem é um elemento importante da cultura e influencia a forma como as pessoas se comunicam e se expressam. A cultura pode se manifestar através do vocabulário utilizado, dos gestos, dos tons de voz, entre outros aspectos.

Trata-se do conjunto de conhecimentos, valores, símbolos, tradições, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo, seja ele familiar, social, étnico, religioso e assim por diante.

Os valores culturais, como a prática de tradições e crenças, são princípios que mantém conexões com as suas raízes culturais. Eles ajudam-no(a) sentir-se ligado(a) a uma comunidade mais alargada com a mesma origem e os mesmos antepassados.

Por sua vez, a influência cultural se manifesta através da projeção e do alcance dos valores e do reconhecimento da produção cultural de um país por populações estrangeiras. É fato que a cultura é usada como um reforço da imagem de lugar favorável.

Algumas maneiras de preservar a identidade cultural incluem a valorização da língua, da culinária, da música, do artesanato e das tradições locais. Os museus e centros culturais são importantes para preservar e divulgar a cultura local.

O resgate busca conservar, perpetuar e evitar descaracterizações de manifestações culturais. As ações de conservação cultural têm diversas consequências para as comunidades, como a potencialização e a propagação das expressões artísticas, o aumento de renda e a recuperação da identidade cultural das sociedades.