Por que energético vicia?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Como o energético possui açúcar e estimulantes, por exemplo, a cafeína, ele pode sim viciar quando consumido de forma exagerada.

Quantas latas de Monster posso tomar por dia? A dose máxima, segundo um estudo da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, é de 400 mg por dia. Portanto, é seguro consumir até quatro latas diariamente.

As bebidas energéticas de fato podem trazer benefícios nas funções cognitivas por conta do efeito da cafeína. Segundo a Abir, elas promovem o aumento da capacidade de concentração e velocidade de reação, a melhora do estado de alerta e o retardamento de fadiga e cansaço, melhorando o rendimento.

Como diz a nutricionista: “Cada latinha de energético equivale a cerca de três xícaras de café, bebida que também é rica em cafeína. Por isso, o ideal é que a pessoa consuma de uma a duas latas por dia, no máximo.

Se consumida em excesso, pode levar à morte. “O energético nada mais é que uma substância com associação de cafeína e taurina. E essa combinação pode causar a aceleração do coração, com palpitações, também aumentando a frequência cardíaca.

Qual é mais forte Monster ou Red Bull? O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg.

O que é a Taurina? Taurina é um aminoácido encontrado em muitos alimentos e geralmente encontrado em bebidas energéticas. Taurina é um aminoácido que ocorre naturalmente em seu organismo e está concentrado particularmente no cérebro, olhos, coração e músculos.

Mesmo as bebidas energéticas que se assumem sem açúcar, contém altos níveis de cafeína, que trazem outras patologias, como a tensão alta e a alteração do ritmo cardíaco. O 'website' refere que as bebidas energéticas podem ser piores do que refrigerantes pelos altos níveis de cafeína que apresentam, a par dos açúcares.

Bebendo energéticos de modo responsável
No caso dos energéticos mais populares e comuns, o limite de duas doses por dia é razoável e seguro para adultos saudáveis.

Spiker Shooter

A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg.

Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo: Café forte; Guaraná em pó; Açaí; Chocolate preto; Chá de gengibre.

O consumo ideal é de uma hora a 30 minutos antes de ir dormir. Pode tomar energético e treinar? O energético proporciona um efeito interessante no organismo e pode realmente auxiliar o desempenho físico.

A cafeína funciona por ter ação cognitiva, de relaxamento e de disposição, melhorando também a cognição mental, física e a percepção do esforço, além de diminuir letargia. Já a taurina, que é produzida pelo próprio corpo, atua com ação detoxificante e antioxidante.

Doses de até 2 mg de cafeína por quilo corporal provocam estado de vigília, diminuição da sonolência, alívio da fadiga e aumento da respiração, da frequência cardíaca, da produção de urina e do metabolismo. Já dosagens altas, como de 15 mg por quilo, podem gerar nervosismo, insônia, tremores e desidratação.

Testículos e sêmen de touro. É daí que originalmente vinha a taurina. Os químicos já conseguiram sintetizá-la (os bovinos agradecem) e é essa a taurina do Red Bull. Esse aminoácido que nomeia a bebida (touro = bull) está presente em abundância no corpo humano, e age como neurotransmissor e eliminador de gorduras.

Não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar. BEBIDA NÃO ALCÓOLICA.

Preparamos então, uma lista de 4 drinks com energético para você fazer em casa e começar o fim de semana com toda a animação.

  1. 1 – VODKA COM ENERGÉTICO. A combinação queridinha das baladas. ...
  2. 2 – WHISKY COM ENERGÉTICO. ...
  3. 3 – DRINK DE AÇAÍ COM WHISKY. ...
  4. 4 MARIA DO BAIRRO.

As pessoas que dizem não sentir o efeito da cafeína provavelmente não possuem receptores com muita afinidade por essa substância. Outra possibilidade para explicar as nossas diferenças de tolerância à cafeína é a velocidade de metabolização do composto no fígado.

Continuar lendo Porque tramadol vicia?