Por que escrever a mão?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Escrever a mão faz com que informações fiquem melhor retidas na memória, ajuda a aprender a ler melhor e permite um desenvolvimento conjunto de várias regiões do cérebro.

A escrita manual estimula a criança a prestar mais atenção na linguagem escrita, o que leva a um melhor reconhecimento de palavras e conhecimento lexical. A escrita à mão também confere benefícios tanto na ortografia das palavras quanto na composição das frases e parágrafos.

Por que a caligrafia é importante? A caligrafia retrata a nossa comunicação pela escrita. Embora não seja mais importante que o conteúdo, uma escrita legível e caprichada pode fazer com que as pessoas se sintam mais receptivas para ler o que escrevemos.

Escrever à mão melhora a conexão de seus neurônios
Alguns circuitos neurais nem mesmo são ativados quando digitamos com um teclado. Quando escrevemos manualmente, por outro lado, a atividade é constante. “Escrever à mão é uma espécie de ginástica mental, que fortalece certas conexões neurais”, diz Alejandra Marcos.

A caligrafia é uma arte visual onde o principal objetivo é escrever de forma elegante, harmoniosa e regular.

Escrever proporciona às pessoas a possibilidade de pensar, de refletir, de descobrir mais sobre quem se é e o que se quer, ou sobre quem se quer ser e aonde se quer ir.

Significado de Mão. substantivo feminino Parte dos membros superiores do corpo humano que vai dos punhos até à extremidade dos dedos.

A escrita registra nosso desejo e necessidade de comunicação e expressão; a vivência de experiências significativas cria necessidades de expressar-se e comunicar-se.” (MELLO, 2006, p. 183).

Tanto a linguagem oral como a linguagem escrita visam estabelecer comunicação.

Cientistas da Noruega constataram que quem escreve uma informação à mão se lembra mais dela do que se tivesse apenas digitado. A explicação é que a escrita manual demanda mais esforço e concentração do cérebro, favorecendo o processo de aprendizagem.

De todas as formas, escrever faz com que nosso cérebro se mantenha concentrado e ajuda a exercitar a mente e deixá-la mais alerta para as atividades rotineiras. Se for à mão, ainda melhora o raciocínio, a coordenação motora e outros benefícios cognitivos.

A neurociência sustenta que a escrita cursiva, por exigir maior esforço de integração entre áreas simbólicas e motoras do cérebro, é mais eficiente do que a letra de forma para ajudar a criança a adquirir fluência e escrever "em tempo real".

A palavra “caligrafia” significa simplesmente “letra bonita”, ou, mais precisamente, letra legível, letra escrita da forma certa. No sentido escolar a palavra “caligrafia” significa a habilidade de escrever automaticamente, com rapidez e legibilidade.

Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Isso porque, segundo o texto da PUC, ler melhora o funcionamento cerebral, o que atrasa o aparecimento de sintomas de doenças como demência e Alzheimer.

Estudos realizados com fMRI expõem que existe uma área principal de rede neural ativada durante a atividade da escrita, que é o córtex pré-motor dorsal esquerdo (PMd).