Por que eu não consigo me perdoar?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Uma das dificuldades em se perdoar é que você pode não apenas se sentir culpado por suas ações, como também pode sentir vergonha sobre seus pensamentos e sentimentos. Perdoar-se por tais pensamentos, pode ser difícil, em parte porque às vezes não estamos plenamente conscientes de todos esses sentimentos.

Jesus respondeu: eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus, 18:21-22). Perdoar a si mesmo é também um ato de amor com nós mesmos. Ao mesmo tempo, é um momento de pedirmos perdão ao irmão que atingimos com nossa atitude/ação.

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43).

Como se perdoar

  1. Pare de racionalizar ou justificar o que aconteceu. ...
  2. Tente entender suas motivações. ...
  3. Reconheça a diferença entre culpa e vergonha. ...
  4. Considere como você pode ajudar a perdoar. ...
  5. Concentre-se em aprender com a experiência. ...
  6. Compreenda seus sentimentos e emoções.

“Senhor nosso Deus e Pai, Te agradecemos por mais esse dia de vida, por mais uma oportunidade de viver em Sua presença. Gostaríamos de começar pedindo perdão por nossos pecados, pelas coisas que fazemos todos os dias que não Te agradam.

5 Atitudes Para Se Libertar do Ressentimento e Viver o Presente

  1. 1 – Evite Ignorar os Seus Sentimentos. ...
  2. 2 – Identifique a Origem dos Seus Ressentimentos. ...
  3. 3 – Veja Como Cada Ressentimento Te Afeta. ...
  4. 4 – Considere a Sua Responsabilidade em Cada Situação. ...
  5. 5 – Reconheça a Humanidade das Pessoas.

O grande problema não é errar, mas ter dificuldade para absorver o golpe e aprender com ele.

  1. Aceite o que aconteceu. ...
  2. Evite ser tomado pela emoção. ...
  3. Assuma sua responsabilidade. ...
  4. Compreenda o erro em sua totalidade. ...
  5. Desenvolva um novo mindset. ...
  6. Não tenha medo. ...
  7. Escute o que os outros têm a dizer. ...
  8. Pense sempre em recomeçar.

Reconheça seus erros, levando em conta que muitas vezes erramos tentando fazer o que nos parece melhor em determinadas circunstâncias. Reconheça seus erros, reveja os sentimentos e valores que o levaram a cometer deslizes e adotar comportamentos errados, abra-se consigo mesmo.

O Senhor ensinou: “Deveis perdoar-vos uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior.

Perdoar a si próprio pode ser mais difícil do que perdoar a outras pessoas e isso tem uma razão muito humana de ser. Somos acostumados a julgarmos e entendermos que, através do perdão do outro, seremos felizes, mas temos dificuldades em enxergarmos os próprios erros e a nos vermos como seres imperfeitos.

Salmo 51, serve para livrar-se dos pecados e traz a misericórdia Deus: Salmo poderoso para incentivar o talento, a popularidade e a sabedoria. 1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Perdão é algo que recebemos, mas tem que ser algo que também passamos para aqueles que nos ofenderam. Quem não perdoa torna-se prisioneiro da ofensa, das lembranças e de cadeias de amargura e ressentimento.

Jesus estabeleceu um novo paradigma para toda a humanidade em seu diálogo com Pedro, quando este perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus, 18:21-22).

3 passos para se perdoar e perdoar o outro

  1. Tenha consciência da sua dor. O primeiro passo é aceitar a sua dor sem julgamento. ...
  2. Seja gentil consigo mesmo. Dê a si mesmo o dom do tempo para cuidar tanto de si quanto das suas necessidades. ...
  3. Tome uma atitude.

Algumas pessoas tem facilidade em perdoar, enquanto para outras parece uma tarefa impossível. A razão pela qual isso acontece é que somos seres totalmente diferentes, mas com particularidades semelhantes.

Santo Ambrósio de Sena

Santo Ambrósio de Sena, homem do perdão e da reconciliação.