Por que eu sou tão insegura?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O que está por trás da insegurança pode ser um medo, por exemplo medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre, de ficar desempregado. Muitas vezes aparece o medo de não saber reagir caso outra pessoa seja agressiva.

Segundo a psicologia, a insegurança está relacionada à crença de incapacidade. A pessoa insegura acredita que nunca será boa o suficiente para viver a vida do modo que deseja. O caminho para aprender a lidar com a insegurança de modo saudável costuma ser doloroso e recheado de emoções intensas.

O caminho para a cura da insegurança emocional tem momentos de muita dor e angústia, pois você terá que lidar com emoções muito fortes, como o medo e a rejeição. Por isso, é muito importante que você tenha o amparo de um profissional com quem você possa trilhar esse caminho com segurança e firmeza.

Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Tratamentos psicológicos para a insegurança
Ter o acompanhamento de um profissional qualificado pode te ajudar a entender os motivos que causam esses sentimentos. É a partir dessa descoberta que você terá conteúdos para trabalhar e só assim será possível pensar em estratégias para tratar essas questões.

Uma pessoa emocionalmente insegura é pessimista, antissocial, ou sofre de fobia social, dismorfia corporal, egocentrismo, entre outros estados emocionais. A maioria das pessoas inseguras sofre de algum grau de isolamento. Quanto maior for a insegurança, mais a pessoa sentirá a necessidade de isolar-se.

A insegurança crônica rouba sua paz e impede que você possa se envolver com seu parceiro de forma relaxada e autêntica. As ações que vêm da insegurança, sempre pedindo atenção, sentindo ciúmes e fazendo acusações, podem acabar com relacionamentos.

O Transtorno de Personalidade Paranoide, também chamado de TPP, caracteriza-se por um excesso de desconfiança por parte do indivíduo e suspeitas em relação aos outros, em que as suas intenções são, na maior parte das vezes, interpretadas como maldosas.

A insegurança em excesso, causa conflitos internos na pessoa, ao ponto de ela duvidar de suas capacidades, e criar situações que podem ser complexas ao ponto de: Desenvolver a depressão, em virtude do excesso de ansiedade; Alimentar crenças irracionais sobre: falta de capacidade, baixa autoestima, incompetência, etc.

O medo é uma emoção comum na vida das pessoas, e a insegurança é o estado emocional causado pelo medo.

Nesses casos, medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos são recomendados.

A insegurança surge quando há um sentimento de inferioridade. Em relacionamentos conjugais, a insegurança vem acompanhada de ciúme, carência e pensamentos fantasiosos. O parceiro inseguro passa a idolatrar ou superestimar o cônjuge, sentindo-se indigno de ser amado ou desejado.

(Pv 14.15; Pv 26.24,25). Há ocasiões em que é sensato e apropriado desconfiar dos outros, protegermo-nos e proteger as pessoas que nos são queridas daquilo que constitui uma ameaça real. Há ocasiões em que as atividades suspeitas devem ser denunciadas à polícia (Rm 13.1-7; Tt 3.1; 1 Pe 2.13).

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.