Por que Itachi mentiu para o Sasuke?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Mesmo que inicialmente esse ato pareça terrivelmente cruel, além de proteger o seu irmão, Itachi fez tudo isso apenas desejando que um dia Sasuke se tornasse tão forte quanto ele, o único problema é que para isso Itachi precisou mentir e aceitar por muito tempo o ódio do seu amado irmão.

Itachi não confiou verdadeiramente no potencial Sasuke, via em seu irmão apenas uma criança que merecia proteção. Isso resultou em Sasuke caindo nos caminhos da Maldição do Ódio dos Uchiha e tendo sua visão de mundo distorcida quando ele descobriu a verdade sobre a missão de Itachi e o extermínio Uchiha.

Descobrimos em Naruto Shippudem, porém, que as intenções de Itachi eram sempre de proteger Konoha e Sasuke, que todo seu envolvimento com a Akatsuki era uma fachada para ele descobrir quais as verdadeiras intenções da organização.

A principal doença que é sugerida pelos fãs é a Hemoptise, que é a eliminação de sangue do trato respiratório pela tosse. O uso excessivo de seu Mangekyo Sharingan, acabou agravando sua situação, resultando na sua morte no confronto contra Sasuke.

A verdade é que ele não queria roubar os olhos do irmão de verdade. A atitude também fazia parte da encenação e tinha como objetivo, alertar e ensinar Sasuke sobre as particularidades do dojutsu dos Uchiha.

Então na verdade, Obito tinha mais a ganhar com o extermínio Uchiha do que o próprio Itachi e via com bons olhos a chance de cumprir vários objetivos com o aval da própria Konoha, avançando seus planos sem precisar invadir criminosamente a Vila e enfrentar resistência.

Itachi usou a Espada Totsuka para remover de vez a marca da maldição que estava no pescoço de Sasuke. Apesar dessa marca aumentar exponencialmente os poderes de um indivíduo, ela vem com um preço muito alto, já que a pessoa vira basicamente um fantoche do Orochimaru.

Eu sempre vou estar lá para você, mesmo que seja apenas como um obstáculo para você superar.

Dazou que, à época, estava no comando, ordenou a Itachi que exterminasse todos os de seu clã e ele sabia que se não aceitasse a missão uma guerra sangrenta poderia vir a ser instaurada. Para consumar o ato, recebeu a ajuda do próprio Obito ainda que Itachi não soubesse sobre sua identidade real naquela época.

Isso acontece por um motivo bem específico: culpa. Sasuke encara o perda de seu braço como um lembrete das atrocidades que fez no passado. Por isso, recupera-lo seria como perdoar a si mesmo, algo que talvez Sasuke não esteja preparado para fazer.

E foi assim que Itachi, de uma maneira totalmente furtiva, implantou um corvo dentro de Naruto com intuito de proteger Sasuke de si mesmo e consequentemente, toda Vila Oculta da Folha.

A razão disso é que, apesar de representar um enorme aumento de poder, retirar os olhos de um Uchiha morto é extremamente desrespeitoso. Itachi sequer utilizou os olhos de Shisui para usar esse poder, e Shisui deu o seu olho restante voluntariamente para o irmão de Sasuke.

Após o massacre do clã Uchiha, Itachi levou a culpa sozinho e então se tornou um ninja renegado, sendo expulso de Konoha, uma vez que o fato de ter feito isso para cumprir ordens era segredo.

A primeira delas se baseia na própria cultura japonesa, onde antigamente os Ronins – samurais que não possuíam mestres, vestiam-se desta forma para demonstrar a desonra em seu nome. Outra teoria diz que Itachi poderia sentir um certo conforto em manter o braço esquerdo esticado, devido a sua doença.

Deidara odeia especialmente Itachi Uchiha e Sasuke Uchiha, pois esses são indiferentes e não mostram nenhuma emoção diante da sua arte da argila explosiva, além dos irmãos Uchiha obterem o Sharingan, que é considerado por Deidara uma arte mais poderosa do que sua argila e que certamente supera suas habilidades.