Por que Jesus aboliu o sábado?

Perguntado por: arocha7 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Jesus não deseja abolir o sábado, mas quer curá-lo do que tenha se tornado. Jesus queria que aqueles homens, ali presentes, entendessem a importância de se fazer o bem em qualquer momento. Nós não podemos ser escravos, pois Deus nos criou livres para praticarmos somente o bem a qualquer tempo.

A Bíblia diz em Êxodo 20:9-10: “Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.”

Dia sagrado, reservado a cada semana para descanso e adoração. Depois que Deus criou todas as coisas, Ele descansou no sétimo dia e ordenou que fosse separado um dia a cada semana para descanso e para ajudar as pessoas a se lembrarem Dele (Êx. 20:8–11).

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Terça-feira, 8 de Janeiro de 2022. “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”. Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam.

A lei do evangelho é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. O amor nunca busca o mal, ou o que seja do próprio interesse, não se conduz inconvenientemente, não é preconceituoso, enfim, o amor faz somente o bem ao seu semelhante.

DÍZIMO A LUZ DO NOVO TESTAMENTO
Nessa passagem o Senhor Jesus em hipótese alguma aboliu a prática do dízimo; somente pessoas desprovidas de uma boa hermenêutica[11] e de nenhuma formação teológica, afirmam uma coisa desse gênero.

Lei Áurea. A Lei Áurea foi decretada em 13 de maio de 1888, depois ter sido aprovada no Senado e assinada pela princesa Isabel. Essa lei decretou a abolição definitiva e imediata da escravatura no Brasil e foi resultado da forte pressão popular sobre o Império.

Mateus 12. Jesus proclama-Se o Senhor do Sábado e cura no dia do Sábado — Ele é acusado de expulsar demônios pelo poder de Belzebu — Ele fala da blasfêmia contra o Espírito Santo e diz que uma geração má e adúltera pede sinais.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

A legislação permite o trabalho aos sábados. Como começamos dizendo no artigo, a CLT é a principal peça legislativa que fornece aos trabalhadores a garantia de que seus direitos serão cumpridos e dá aos gestores uma boa margem para administrarem seu negócio da melhor maneira, executando uma gestão consciente.

O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.

A maioria dos calendários nos Estado Unidos e Canadá marcam Sunday (Domingo) como o primeiro dia da semana, já no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul, o primeiro dia da semana é Monday (Segunda-Feira).

Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

Para Jesus, de acordo com o evangelho de hoje, a função do sábado é fazer o bem, salvar, como Jesus fez na sua vida sobre a terra. Jesus, portanto, prega uma mudança no adventismo do sábado. Ele deve servir ao homem e não para destruir a sua vida.

Continuar lendo O que Jesus aboliu?