Por que Jesus era o Verbo?

Perguntado por: iboaventura4 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Ele estava no princípio com Deus. Tudo foi feito por ele; e nada do que tem sido feito, foi feito sem ele. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A versão grega de origem, porém, traz a expressão logos, no que depois restou traduzido como “verbo”, mas seria, no princípio, a palavra.

Divindade, na Bíblia, é um atributo exclusivo do Deus único e verdadeiro que, em grego, língua original do Novo Testamento, é “Theos”. Já Jesus Cristo em grego é “Logos”, em latim “Verbum”, e em português “Verbo”, palavra, discurso, razão.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

É uma denominação trinitária, que acredita na queda do homem pelo pecado e sua necessidade de redenção, no pentecostalismo, na ressurreição e no inferno. A Igreja Verbo da Vida também se caracteriza por incentivar a castidade ou abstenção de relações sexuais, antes do casamento.

Mas quando usamos a conjugação foi parece que estamos a indicar que ele foi judeu mas agora já não é, ou seja, uma ação que ficou concluída. Enquanto que, era dá um sentido mais prolongado ao verbo.

Ao dizer “e o verbo se fez carne e acampou entre nós” (kai ó Logos sarx égéneto kai eskénosen en hémin“), João faz referência ao pedido outrora feito a Moisés, de que fosse construído um tabernáculo em forma de tenda, para que Deus habitasse em meio a seu povo (Cf. Ex 25, 8-9).

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, represento, estou.

No Início era o Verbo é a abertura presente no primeiro capítulo do Evangelho de João, que em seus versículos iniciais retoma a criação do mundo, tema ainda do primeiro capítulo do Gênesis.

14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

São formas do verbo “ser”.

A eternidade entrou na dimensão do tempo através de Cristo.
E nós sabemos disso porque a luz brilhou nas trevas e as trevas não poderiam colocá-la para fora. João diz que o Verbo é eterno e que a prova disso é que Ele criou tudo.

Deus tendo criado Adão já adulto não seria necessário a ele ter um umbigo, pois ele não havia sido gerado a partir do útero de uma mulher. Porém, como Deus criou um ser perfeito, mesmo sendo já adulto, Adão foi feito com umbigo, igual aos demais homens e mulheres que ele teria deixado como descendentes.

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Verbo ser concordando com o sujeito
Eu sou estudiosa. Nós somos estudiosas.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

A letra "e" não é verbo, mas a expressão "é" é, sim, um verbo. "É" corresponde a conjugação na terceira pessoa do singular do verbo ser, sendo, provavelmente, o verbo mais comum e recorrente em nossa língua portuguesa.

Significado de Se
pronome Expressa reciprocidade; indica a ação do verbo cujo sujeito é alterado: Capitu penteava-se em frente ao espelho. Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado?

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

A missão de João era dar testemunho de Jesus, daquele que viria depois dele. João abriu o caminho para a verdadeira luz, para Aquele que era cheio de graça e verdade. João sabia que a luz que estava por vir era para todas as pessoas e que as trevas nunca a venceriam. João é testemunha da luz.

Quando o povo de Israel foi escravizado no Egito, clamou a Deus por libertação. Então Deus respondeu ao clamor deles, usando a expressão “Eu sou quem sou” (Êx 3:14) para se apresentar como seu libertador. Em português, isso soa como uma afirmação filosófica sobre a existência de Deus.

Eu sou o António; eu sou estudante. Eu sou bom aluno. Eu sou ainda menino. «» tem sentido de «sem companhia; isolado; único; sem parceiro/a.