Por que Juazeiro recebeu esse nome?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Juazeiro é palavra tupi-portuguêsa: jua ou iu-à e 'fruto de espinho” (em virtude da grande quantidade de espinhos que defendem os ramos da árvore), mais o sufixo eiro. A pequena capela foi consagrada a Nossa Senhora das Dores, padroeira do município, a quem o padre doou as suas terras e onze escravos.

A programação completa pode ser conferida abaixo. As festividades em alusão aos 112 anos de Emancipação Política de Juazeiro do Norte começam neste sábado, 15.

Diocese de Juazeiro lança programação do novenário e festa de Nossa Senhora das Grotas, padroeira da cidade.

Quando a hóstia lhe tocou a língua, a beata abriu e revirou os olhos espantados. Parecia ter entrado num estranho transe. Foi então que se deu o fenômeno: segundo chegariam a jurar sobre a Bíblia as testemunhas ali presentes, a hóstia na boca de Maria de Araújo mudou de forma e de cor. Transformou-se em sangue vivo.

O juazeiro, também conhecido por joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá e juá-espinho, é uma árvore típica do Semiárido brasileiro.

Situado no Baixo Médio São Francisco, o pólo Petrolina / Juazeiro, tem sua economia centrada na fruticultura irrigada, e, devido aos aspectos favoráveis, o pólo tornou-se a principal região exportadora de frutas frescas com maior ênfase para a produção da manga e da uva.

HISTÓRIA CULTURA TURISMO E DESENVOLVIMENTO EM JUAZEIRO – BA
Observa-se que o Samba de Véio do Rodeador, a Procissão dos Penitentes na Semana Santa, a Lenda do Nego D´Água, a produção artesanal das carrancas, sobretudo as de barro de Ana das Carrancas, dentre outras, constitui a identidade cultural da cidade.

Os dados são do Censo 2022, realizado pelo IBGE. Petrolina (PE) tem 386.786 pessoas e Juazeiro (BA), 235.816 moradores.

Somente no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore, mãe do sertão, o juazeiro, começa a surgir o que hoje se constitui num dos mais importantes núcleos urbanos do Sertão Nordestino. Foi criado em 1833, sendo que desde 1596 seu território já era percorrido pelo bandeirante Belquior Dias Moreira.

bairro Angari

Juazeiro, cidade situada no norte da Bahia tem 143 anos e o bairro Angari, um dos mais antigos ou mesmo o mais antigo, nasceu com a cidade, mas os registros históricos contabilizam 136 anos de sua existência.

Em 15 de julho de 1878, a vila de Juazeiro foi elevada à categoria de cidade por força de Lei n.º 1.814 e daí por diante o presidente da Câmara, Francisco Martins Duarte, assumiu função executiva como o primeiro prefeito de Juazeiro (BA).

RUA SÃO PEDRO

RUA SÃO PEDRO EM 1934 - JUAZEIRO DO NORTE.

São José

Hoje, dia 19 de março é comemorado o dia de São José, santo da igreja católica e padroeiro do estado do Ceará.

A aparição de Nossa Senhora das Grotas foi assim… Conforme conta-se, em 1706, um índio encontrou em uma das grotas do rio São Francisco uma imagem esculpida em madeira. Sem saber o que fazer, ele mostrou a imagem a um vaqueiro que encontrou pelo caminho.

Sem espanto, a Revolta foi violenta entre os coronéis (comandados pelo senador gaúcho José Gomes Pinheiro Machado) e as forças do estado, resultando na retirada da intervenção política pelo poder do estado que, por sua vez, foi entregue novamente para as oligarquias cearenses. Por fim, Franco Rabelo foi deposto.

A revolta aconteceu por causa da interferência do poder central na política estadual no início do século XX. A revolta ocorreu no sertão do Cariri, no interior do Ceará, em reação à interferência do poder central contra a política do coronelismo.

Considerada a maior procissão da região e a mais antiga da cidade, a Romaria das Candeias reúne uma multidão de romeiros vindos de vários lugares do país, que seguem pelas ruas do Centro em direção a Basílica de Nossa Senhora das Dores com velas e lamparinas, iluminando por onde passam.

O juazeiro é uma árvore de copa larga composta por folhas, galhos, flores e frutos. A espécie está presente em todo o território Semiárido e deu nome a duas cidades, uma no norte da bahia e outra no Ceará.

É comestível, ácido e doce ao mesmo tempo. Típica da caatinga brasileira, a árvore está presente em todo o Nordeste e no norte de Minas Gerais. No extremo norte da Bahia, na divisa com Pernambuco, às margens do Rio São Francisco, o juazeiro, deu origem a sexta maior cidade do estado.