Por que Mato Grosso do Sul se separou de Mato Grosso?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Fatores socioeconômicos e políticos distintos aliados à força política e econômica dos fazendeiros do sul de Mato Grosso, contribuíram para o nascimento de ideias divisionistas, e colaboraram para a posterior separação das regiões Norte e Sul do Estado do Mato Grosso.

Com isso, em 11 de outubro de 1977, foi feita a divisão territorial do mesmo, em duas áreas: sendo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ao qual o presidente Ernesto Geisel queria nomear de Estado do Pantanal.

Cuiabá

Mas, um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835 (antes a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade). Há várias versões para a origem do nome Cuiabá.

O novo estado passou a existir como unidade da Federação em 1 de janeiro de 1977. Entre as justificativas para o desmembramento estava a dificuldade de administrar Mato Grosso porque a área era muito extensa. O relevo e as peculiaridades biológicas também foram levados em conta.

O termo "Mato Grosso do Sul" deriva do nome do vizinho "Mato Grosso", estado do qual aquele foi desmembrado quando de sua criação.

Date. 11 de outubro de 1977: o Presidente-General Ernesto Geisel assina o documento decretando a emancipação político-administrativa do até então Estado de Mato Grosso. Data lembrada por ambos Estados, o feriado de divisão de MT e MS é um marco de independência principalmente da Região Sul em relação a Cuiabá.

Há 44 anos, a Lei Complementar Nº 31, de 11 de outubro de 1977, assinada pelo general-presidente Ernesto Geisel, criava o Estado de Mato Grosso do Sul com território desmembrado do então vastíssimo Mato Grosso.

Ernesto Geisel

A decisão de desmembrar Mato Grosso e criar Mato Grosso do Sul foi tomada em abril de 1977 pelo terceiro presidente do regime militar, Ernesto Geisel, seis meses antes da assinatura da Lei Complementar nº 31, em 11 de outubro.

História. O primeiro núcleo urbano fundado na região sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul) foi o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque (Albuquerque Velho e posteriormente Corumbá), em 21 de setembro de 1778, de acordo com a Lei provincial n.º 12.

Vila Bela da Santíssima Trindade

Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso, ainda no período colonial, isto, por si só, já representa importante fator de visitação ao lugar.

1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.

À época, a sede do governo ficava em Cuiabá, que é, ainda hoje, capital mato-grossense.

A ocupação humana do estado de Mato Grosso do Sul iniciou-se por volta de 10.000 A.C. através dos primeiros habitantes indígenas, ancestrais dos ameríndios contemporâneos Guaranis, Terenas, Caiuás e Caiapós, tendo, através dos anos, novos povos se estabelecido na região, como por exemplo os Ofaiés.

Em 1580, Juan de Garay fundou Santiago de Xerez, o primeiro núcleo urbano espanhol em terras sul-mato-grossenses. Logo após, entretanto, a cidade seria arrasada pelos índios guaicurus. Em 1631, os padres jesuítas espanhóis ergueram treze povoados formados por índios catequizados no território sul-mato-grossense.

Criado em 1977 e implantado em 1979, Mato Grosso do Sul tem uma história marcada por movimentos políticos, sociais, econômicos e culturais. O então presidente da República, Getúlio Vargas, cria o Território de Ponta Porá em 1943 excluindo a principal cidade divisionista do estado, Campo Grande.

A mesma pesquisa comprova que a região do Vale do Araguaia é a mais pobre de Mato Grosso, entre as cinco cidades com piores índices, quatro estão no "Vale dos Esquecidos". A pior é Campinápolis, seguida de Nova Nazaré, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia.