Por que minha personalidade muda?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Para especialistas, que compartilham da mesma opinião do autor, as mudanças normativas de personalidade podem acontecer de acordo com as mais variadas experiências vividas. Ambientes de trocas constantes, seja no trabalho ou mesmo grupos de amigos, aliás, também têm impactos significativos.

A personalidade é relativamente estável e mutável, e o grau de mudança é específico para cada pessoa. Se sabemos que nossas disposições e fatores mais essenciais não são fixos, temos que fazer a pergunta: a personalidade pode ser deliberadamente alterada? Vários estudos recentes sugerem que pode.

No transtorno dissociativo de identidade, anteriormente denominado transtorno de personalidade múltipla, duas ou mais identidades se alternam no controle da mesma pessoa.

Os transtornos de personalidade são padrões persistentes e generalizados no modo de pensar, perceber, reagir e se relacionar que causam sofrimento significativo à pessoa e/ou prejudicam sua capacidade funcional.

As causas ainda são desconhecidas. Mas, acredita-se que a herança genética e as condições do ambiente no qual a pessoa foi criada são grandes influências. Os sinais do transtorno de personalidade são bem conhecidos e, geralmente, começam a aparecer na adolescência e no começo da vida adulta.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Quando a personalidade é preocupante
Pessoas com essas condições são caracterizadas por serem inflexíveis, acentuadas, mal adaptativas e carentes de autorreflexão, prejudicando relações e causando sofrimento.

O transtorno de personalidade borderline é mais comum em pacientes do sexo feminino, mas pode afetar também pacientes do sexo masculino. Seu diagnóstico precisa ser feito com o auxílio de um especialista, como um psiquiatra ou um psicólogo.

7 formas de mudar sua atitude diante da vida

  1. Esfrie a cabeça. Você precisa se acalmar. ...
  2. Seja grato. Claro que você pode desejar ganhar mais, ter uma casa melhor… ...
  3. Encare as dificuldades como oportunidades. ...
  4. Final é um novo começo. ...
  5. Procure esquecer as preocupações. ...
  6. Positividade sempre.

Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.

Terapia. A terapia é a principal forma de tratamento de pessoas que têm transtornos de personalidade. Mesmo que o foco desse processo seja sempre controlar os sintomas, cada transtorno costuma ter uma abordagem de tratamento diferente.

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma condição grave que afeta, sobretudo, a autoimagem, o controle emocional e os relacionamentos interpessoais e é caracterizado por um padrão de comportamento hipersensível e impulsivo.

TIPOS DE BORDERLINE:

  • Borderline Desencorajado. O paciente diagnosticado com o tipo Borderline Desencorajado é aquele que tem tendência ao isolamento e submissão. ...
  • Borderline Petulante. ...
  • Borderline Impulsivo. ...
  • Borderline Autodestrutivo.

O DSM V classifica os transtornos de personalidade em três categorias – grupos A, B e C – conforme características semelhantes. O primeiro diz respeito as condições que fazem o indivíduo parecer excêntrico ou “estranho” enquanto o segundo consiste nas condições que tornam o indivíduo dramático ou errático.

O transtorno de personalidade esquizóide é um tipo mais raro de transtorno de personalidade, ocorrendo com mais frequência em homens, e é caracterizado por uma tendência da pessoa se distanciar dos outros e evitar relações sociais ou relacionamentos íntimos, como fazer parte de uma família, por exemplo.

A seguir, listamos os principais deles para ajudar na identificação do momento de procurar ajuda profissional.

  • Mudanças no humor e nos interesses. ...
  • Sentimentos extremos. ...
  • Instabilidade nos relacionamentos. ...
  • Medo de abandono. ...
  • Problemas de autoimagem. ...
  • Impulsividade. ...
  • Agressividade. ...
  • Dificuldades para confiar.

É considerado o transtorno mental mais comum em todos os países e em todas as faixas etárias. Sabe-se que a incidência geral de transtornos de ansiedade no Brasil é de 9,3% da população e estima-se que a TAG afete 4 a 6% da população mundial.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.