Por que não contamos Glória e Aleluia na Quaresma?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Você sabe porque o Glória e o Aleluia são omitidos na Quaresma? São exatamente 40 dias em que o glória e o aleluia não aparecem nas missas. Isso porque são hinos de celebração, de alegria e de muita festa pela vinda do Senhor que vem na Eucaristia.

O Missal Romano assinala que o Glória é recitado ou cantado aos domingos, exceto nos tempos litúrgicos do Advento e da Quaresma. As exceções desta regra durante o Advento são a Solenidade da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, e a festa da Virgem de Guadalupe, em 12 de dezembro.

Nem o Glória, nem o Aleluia (cantado antes do Evangelho) são permitidos durante os 40 dias antes da Páscoa (com algumas exceções).

Aleluia! é palavra usada para expressar sentimentos de conquistas, quando algo desejado acontece.

É ao adorá-lo que o nosso coração de quaresma se separa de tudo aquilo que é exterior a ele, e que entramos nesta solidão repleta da presença de Deus. É por isso que esta atitude de adoração deve estar no coração da nossa Quaresma, para que brotem uma generosidade e uma penitência verdadeiramente cristãs.

Jejum e abstinência. Falar menos, rezar e ouvir mais. Abster -se de carne, de guloseimas e bebidas alcoólicas. Visitar e levar algum alimento a uma instituição de idosos.

O folclorista Mario Souto Maior acrescenta: na semana santa não se pode cortar cabelo, pregar algo (remete aos cravos da cruz) e até tomar banho! É que a visão do próprio corpo nu podia fazer você “pecar em pensamento”.

Você sabe porque o Glória e o Aleluia são omitidos na Quaresma? São exatamente 40 dias em que o glória e o aleluia não aparecem nas missas. Isso porque são hinos de celebração, de alegria e de muita festa pela vinda do Senhor que vem na Eucaristia.

Ao velar o crucifixo, até a Sexta-feira Santa, e as imagens dos santos, até a Vigília Pascal, a Igreja antecipa o luto pela morte de seu Senhor, incutindo nos fiéis uma mortificação à sua visão.

Existem três reinos de glória: o reino celestial, o terrestre e o telestial. A glória que herdaremos dependerá de nosso grau de conversão, expresso na obediência aos mandamentos do Senhor. Tudo dependerá da maneira como tivermos recebido “o testemunho de Jesus” (D&C 76:51; ver também D&C 76:74, 79, 101.)

- Na Liturgia da Quinta-Feira Santa, canta-se o Glória, mas não se canta o Aleluia, omitidos durante toda a Quaresma. Em lugar do Aleluia, canta-se “o novo mandamento”, de Jo 13,34. - Após o Glória, o Missal prevê o silêncio do Órgão até o Glória do Sábado Santo.

Faça um esforço para moderar as palavras, julgue menos as pessoas e prefira falar bem de alguém. Pense também em nossa casa comum! Busque evitar o desperdício de alimentos, de energia elétrica, de água e separe seu lixo. Reserve alguns minutos em sua rotina para uma boa leitura espiritual.

Dar glória a Deus é um modo de oração, de ação de graças por aquilo que Deus é e faz continuamente. Aleluia, em si, é um das expressões através da qual damos glória a Deus. De fato é a transliteração da palavra hebraica halleluya, que significa oremos, louvemos a Deus.

O substantivo feminino aleluia, que tem origem hebraica e significa «louvai o Senhor», também se emprega no plural: as aleluias. Note-se, contudo, que está dicionarizado o substantivo feminino plural aleluias (Aurélio) = direitos de estola (contribuições que os crentes deviam aos vigários).

O que não cantamos durante a Quaresma
O hino do Glória (IGMR 53) é suprimido, salvo em caso de solenidade ou festa, podendo então ser cantado ou recitado normalmente. As solenidades dos calendários, como a Anunciação do Senhor e de São José, são transferidas apenas em caso de coincidirem com algum domingo de Quaresma.

Omite-se sempre o “Aleluia” em toda celebração. Manda-se suprimir os adornos e flores da igreja, exceto o IV Domingo.

É um tempo de caminhada de purificação e renovação da nossa vida. A espiritualidade da Quaresma lembra a experiência do povo do Primeiro Testamento da Bíblia, que peregrinou durante quarenta anos rumo à Terra Prometida e do próprio Jesus, tentado no deserto durante quarenta dias e quarenta noites (Cf. Mt 4,1-11).

“No Tempo da Quaresma, no lugar do Aleluia, canta-se o versículo antes do Evangelho proposto no lecionário. Pode-se cantar também um segundo salmo ou trato, como se encontra no Gradual”, acrescenta.

É no silêncio que o Senhor nos fala. Fica difícil ouvir alguém em meio ao barulho. Portanto é essencial buscarmos e cultivarmos o silêncio. Não estou dizendo que na quaresma você terá que ficar calado e sem ouvir música ou ver TV.

Não, o frango – é carne branca, mas não é permitido na Quaresma.

Já deixou de comer carne, tomar certas bebidas, entre outras coisas. Este ano a penitência foi um pouco diferente, deixou de lado algo que tem o hábito de fazer toda semana: “Pintar as unhas!