Por que não devemos gastar mais do que ganhamos?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Gastar menos do que se ganha é essencial para que suas finanças fiquem equilibradas. Sem uma vida financeira equilibrada, é quase impossível ter uma vida igualmente estável e harmoniosa nos seus aspectos não-financeiros.

Certamente, a base de toda a **desorganização financeira** e dos problemas dela resultantes está em não cumprir um princípio elementar: gastar conforme o que ganha. Quem gasta mais só consegue uma coisa: dívidas e mais dívidas e, a médio ou longo prazo, a ruína financeira.

Segundo o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), 64,4% dos brasileiros gastam mais do que recebem de salário. Por esse motivo, não sobra dinheiro para investir, pois as contas são prioridades, resultando em mais despesas comparado às receitas.

35% para aplicações e outras formas de economia pode até parecer muito, mas isso é fundamental para que você tenha uma efetiva segurança financeira. Trace essa meta todos os meses e veja como suas economias podem começar a trabalhar por você (por meio de seus rendimentos mensais).

ECONOMIA. O dinheiro foi criado para facilitar as trocas comerciais quando estas ficaram mais complexas. A princípio, as permutas eram baseadas na quantidade de tempo de trabalho gasto para produzir a mercadoria. Por exemplo, um pescador dava sua pesca do dia em troca da colheita obtida em um dia por um agricultor.

Resposta verificada por especialistas. O que costuma acontecer com famílias que gastam mais do que sua renda mensal é a criação de dívidas que influenciarão de forma negativa a renda adquirida no futuro.

Mão de Vaca é uma expressão popular usada para designar um indivíduo que não gosta de gastar dinheiro, que é mesquinho, pão duro, sovina. O "mão de vaca" é aquele que se priva de tudo para poder economizar seu dinheiro. O "mão de vaca" não gosta de partilhar os gastos e espera sempre que o outro pague a conta.

Significado de Perdulário
substantivo masculino Indivíduo que gasta dinheiro em excesso; esbanjador. adjetivo Que gasta em excesso; que esbanja, falando especialmente de alguém; dissipador, gastador: herdeiro perdulário. Etimologia (origem da palavra perdulário). Do espanhol perdulario.

A doença tem até nome: oniomania, aquele que necessita comprar assim o dependente químico necessita da droga. O desejo incontrolável de gastar tem tratamento: inclui acompanhamento psicológico e medicação.

Pesquisa foi conduzida pela fintech de consultoria financeira Leve. Um estudo com trabalhadores de empresas brasileiras mostrou que mais da metade (ou 55%) gastam mais do que recebem de salário, enquanto outros 45% gastam “um pouco menos” do que ganham.

Segundo Tcharla Bragantin, que é economista, o principal motivo do endividamento familiar é o aumento da inflação e a diminuição do poder de compra das famílias. Nesse cenário, uma das formas de conter a alta da inflação tem sido com a taxa Selic, que hoje está 13,75%.

Os hábitos de consumo cultivados na cultura brasileira podem levar a um mau planejamento de recursos escassos das finanças familiares e seu consequente endividamento financeiro em um nível microeconômico, bem como à redução do bem-estar social no nível macroeconômico.

O método 50-30-20 é uma forma de dividir a renda líquida mensal em três partes : 50%, 30% e 20%. Isso levando em conta as despesas fixas, variáveis e a criação de uma reserva. O intuito desse método, é que a pessoa consiga equilibrar a sua renda com os seus gastos e com a criação de uma reserva financeira.

O método 50 30 20 é uma forma de organização financeira pessoal que distribui o orçamento em três gastos específicos: 50% para as necessidades, 30% para os desejos e 20% para os objetivos financeiros.

As primeiras moedas surgiram na região da Lídia, atual Turquia, no século VII a.C. Contudo, foram os gregos os maiores responsáveis por sua difusão e popularização pelo mundo antigo. Foi a partir dos gregos que outros povos passaram a utilizar a moeda metálica, como os persas, fenícios e cartaginenses.

Isso se aplica especialmente aos momentos de economia instável. Diante desse cenário, juntar dinheiro é uma alternativa para estar precavido contra eventuais imprevistos. Além disso, ter uma boa reserva emergencial também ajuda você a alcançar as suas metas traçadas e a planejar melhor o seu futuro.

A Felicidade não pode depender diretamente do dinheiro. Não podemos ficar apegados ao dinheiro por si mesmo, como se só por ter o dinheiro na nossa mão vamos Ser felizes! O dinheiro dá bem-estar com certeza, se o soubermos usar de forma adequada.

O salário mínimo ideal para atender às necessidades de uma família de quatro pessoas deveria ter sido de R$ 6.388,55 em julho, segundo a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Dicas extras para elaborar o orçamento familiar

  1. Conheça a renda disponível para o orçamento. ...
  2. Registre os gastos fixos e variáveis. ...
  3. Estipule um teto de gastos. ...
  4. Tenha objetivos financeiros. ...
  5. Envolva toda a família no orçamento. ...
  6. Monte uma reserva de emergência.