Por que não devemos usar o nome de Deus em vão?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Em Êxodo , 20:7, nos ensina o Terceiro Mandamento: "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão”.

Só pode falar de Deus quem O escuta; só pode profetizar em nome d'Ele aquele a quem Ele se achega ao coração e se abre para ser, de fato, Seu anunciador onde quer que esteja.

Em Êxodo , 20:7, nos ensina o Terceiro Mandamento: "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão”.

Quando usamos estas palavras sagradas: “Em nome de Jesus Cristo”, elas representam muito mais do que um modo de terminar a oração, o testemunho ou o discurso. Estamos pisando em solo sagrado. Estamos usando o nome mais sublime, o mais sagrado e o mais maravilhoso: o próprio nome do Filho de Deus.

Entendida no sentido causativo, a frase significa "Aquele que faz existir", "o Criador".

Profanar é um verbo que está relacionado com o faltar o respeito a algo religioso ou sagrado. Ao profanar, por conseguinte, desonra-se, ultraja-se uma coisa que, pelas suas características, merece respeito. A profanação é o processo e o resultado de profanar.

No livro de Êxodo, nos versículos 3:13 -15, Moisés pergunta a Deus qual é Seu nome e sua resposta é: "Eu Sou o que Sou". Deus também lhe diz que deve apresentá-lo aos israelitas como YHWH (que se parece com a expressão "Eu Sou" em hebraico).

Os dois mandamentos mais básicos são: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (…) E (…) amarás o teu próximo como a ti mesmo” (ver Mateus 22:36–39).

“Vendo que Jesus tinha respondido bem, um doutor da lei aproximou-se dele e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro mandamento é este: Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor!

26/01/2021. Não pecar contra a castidade é o 6º mandamento. E você sabe o que significa? O Catecismo da Igreja Católica, no número 2335, diz: “o sexo masculino e feminino, com igual dignidade, embora de modo diferente, são imagem do poder e da ternura de Deus”.

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus. As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1.0 É proibido o registro de pessoas físicas com o nome de Jesus.

O anjo perguntou o nome de Jacó, e ele respondeu dizendo: – Me chamo Jacó. O anjo respondeu: – Não te chamarás mais de Jacó, mas Israel, porque foste forte contra Deus e contra os homens, e você prevaleceu. A partir daqui, seu nome foi trocado, mas essa troca nos traz mais do que um simples mudar de nome.

24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Juramentos na Bíblia
Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. Sobretudo, meus irmãos, não jurem, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Você tem o costume de orar em nome de Jesus? Saiba porque a Bíblia diz que a oração tem que ser feita em nome de Jesus e comece a orar dessa maneira à partir de hoje.

É o próprio Senhor Jesus quem ensina que devemos orar em seu nome. Já na semana de sua crucificação, Jesus disse aos seus discípulos: “Tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei; de modo que o Pai seja glorificado no Filho. O que pedirdes em meu nome, eu o farei” (João 14:13,14).

Javé e Jeová são os termos em português, para designar DEUS, em hebraico. Ambos são traduções possíveis para o Tetragrama hebraico YHWH, "Eu sou o que sou". Nos dois casos o significado remete a SENHOR, Deus Criador Eterno, revelado na Bíblia Sagrada.

Ato de vandalismo, irreverência ou desconsideração com o cadáver.