Por que não escurece no Alaska?

Perguntado por: iqueiroz . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

A noite polar é um fenômeno que ocorre no círculo ártico durante o final do outono e o inverno no Hemisfério Norte. A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período.

Fairbanks, Alaska
Durante a época do sol da meia-noite, ocorrem vários festivais e comemorações, como o Festival do Sol da Meia-Noite. Pelo fato de ser dia por 24 horas, jogos ocorrem até mesmo às 22h, sem que seja necessário utilizar luzes artificiais.

Quanto mais longe do Equador, menor a duração do dia. Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca);

polo norte

O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6. meses de noite ininterruptas. Ou seja, o Sol da meia-noite acontece no polo sul e no. polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

No polo sul, os dias ficam totalmente sem luz do sol. Na Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF, que está aproximadamente no paralelo de 60 graus, temos apenas 5 horas de luz durante todo o dia. Neste ano, o Solstício de Inverno ocorreu em 21 de junho, exatamente às 10h51m de Greenwitch.

O extremo norte do Alasca é conhecido como a "Terra do Sol da meia-noite", já que o sol não se põe, proporcionando 24 horas de luz do dia, do início de maio ao início de agosto. Em oposição, o sol não nasce do final de novembro até o final de janeiro.

A cidade de Fairbanks fica no interior do Alaska. O sol da meia-noite pode ser visto entre os meses de abril a agosto, mas é só em junho que a luz fica visível por 24 horas. O fenômeno é tão importante para a cidade, que é promovido o Festival do Sol da Meia-Noite, que celebra o solstício.

Noruega

ao norte da #Noruega desfrutam de 24 horas de luz do. dia nesta época do ano - um fenômeno conhecido. como “sol da meia-noite”.

A Terra gira em um eixo inclinado em relação ao sol e, durante os meses de verão, o Polo Norte fica voltado para o sol. É por isso que, durante várias semanas, o sol nunca se põe acima do Círculo Polar Ártico. até em Oslo, que fica bem no sul da Noruega, no mês de julho a luz solar não desaparece antes das 23hs!

O verão traz dias extensos, com até 19 horas de sol – o astro rei quase não se põe durante o chamado sol da meia noite. Na estação mais quente do ano, a programação da viagem ao Alasca é extensa, com muitas oportunidades.

Lá, o sol nasce às 6:06 da manhã e se põe novamente às 18:48 da noite nestes dias. O último pôr-do-sol está atualmente no oeste da cidade de Bethel (Alasca) às 21:14.

O caso mais 'clássico' é o da Croácia, cujo território como que abraça a Bósnia e Herzegovina, onde fica em realidade o ' centro geográfico', no seu conceito clássico, croata. O centro geográfico de Fiji fica no Oceano Pacífico entre as duas maiores ilhas que formam o país .

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati.

A Austrália é um país vasto e ocupa diversos fusos horários, o que torna a diferença de horário entre o Brasil e Austrália variável. No entanto, em termos gerais, podemos dizer que quando é dia no Brasil, parte da Austrália estará na noite.

Em uma cidade do Alasca, trinta dias de noite é um fenômeno natural, até que um bando de vampiros sedentos anuncia sua chegada com um ataque mortal aos cães de trenó.

Somente a ilha norte de Grímsey fica no Círculo Ártico (66,57° de latitude norte) e ali o sol realmente brilha por 24 horas por volta de 21 de junho. Atualmente, em meados de setembro, o sol nasce em Reykjavík às 6:59 da manhã. O pôr-do-sol pode ser visto atualmente por volta das 19:43.

Onde nasce o sol no Brasil? O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba. Lá, o sol nasce às 5:08 da manhã e se põe novamente às 17:16 da noite nestes dias.

A questão do sul do Brasil é que há uma amplitude térmica muito grande, com extremos bem marcados.

Mercúrio

O planeta Mercúrio é o mais próximo do Sol. A sua principal característica são as elevadas temperaturas, provocadas especialmente pela sua proximidade com a estrela solar assim como pela ausência de uma camada de gases completa, como a atmosfera terrestre.

Em termos práticos, há que ver o que diz a Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU parece ser a principal referência para saber o número de países existentes no mundo. Desde a sua criação, em 1945, o número de estados-membros passou dos 51 países originais para os 193 estados actuais.