Por que não fazer luzes?

Perguntado por: mporto . Última atualização: 1 de março de 2023
4.3 / 5 2 votos

Embora as luzes sejam um procedimento capilar que desgasta menos os fios do que uma coloração ou descoloração global, não podemos nos esquecer de que ainda se trata de uma química e, portanto, pode sim danificar a fibra capilar.

Mechas são mais marcadas e grossas, feitas pra quem quer causar! Enquanto as luzes começam sempre fininhas, as mechas costumam ser mais grossas e foram feitas pra serem vistas - nada de efeitinho natural! O resultado final é bem mais marcante que o das luzes, perfeito pra quem quer mudar e já chegar tombando.

1º – Escolha o shampoo e condicionador certos. Depois de fazer luzes no cabelo, você deve prestar mais atenção no shampoo e condicionador que vai utilizar no dia a dia. Prefira produto sem sulfatos e específicos para cabelos com luzes; 2º – Invista em um shampoo roxo.

Já as madeixas que estão enfraquecidas (sem força), pode ser avaliada pela textura do fio: se ele estiver rígido, significa que está forte e pode aguentar uma química. Se ele fica ondulado após o teste de elasticidade, é sinal de que está super fraco.

Você precisa que seu cabelo esteja saudável para clareá-lo.
...

  • SUA ROTINA DE CUIDADOS. "Quando o cabelo passa por descoloração é necessário dobrar o cuidado em casa e no salão. ...
  • A MAQUIAGEM QUE VOCÊ USA. Se tiver a pele muito clara e clarear o cabelo, corre o risco de ficar com o visual apagado. ...
  • O PROCESSO DE REVERSÃO.

Então, antes de fazer as luzes no cabelo, faça um diagnóstico capilar. Se o seu cabelo está poroso, sem brilho, ressecado, elástico e quebradiço, pode ser que ele esteja danificado. Procure adiar a coloração dos fios porque eles estão comprometidos e precisam recuperar as proteínas perdidas.

Na opinião do hairstylist Luiz Cintra, a coloração é menos agressiva que as luzes, devido ao fato da potência da coloração – que também tem a ação de descolorir o fio – ser mais fraca do que o pó descolorante.

O hairstylist Bruno Oliver afirma que a morena iluminada reduz em quase 70% os danos que normalmente ocorrem durante a descoloração. ;Isso se deve ao tempo de clareamento, que é bem inferior às técnicas tradicionais, o que exige menos da fibra capilar.

O retoque das luzes é de acordo com o crescimento capilar, mas costuma ser a cada seis meses. Já o das mechas é a cada três meses. Quando o assunto é reflexo, como as mechas são mais grossas e marcadas, exigem ajustes mais frequentes.

Por ser feito de um material que esquenta os fios, ele abre as cutículas da fibra capilar e ajuda o descolorante a agir mais rápido. "Pode haver alguma variação dependendo do grau de clareamento desejado por cada cliente, mas, no geral, a touca demora mais que o papel para clarear o fio", confirma Ale Crema.

Cabelo com luzes - Mecha Frontal
A mecha frontal é a tendência que está fazendo a cabeça das fashionistas em 2023. Visual ousado, a mecha frontal propõe um look muito moderno e jovial, além de ser versátil para apostar em qualquer tonalidade de coloração, dá uma olhada.

As luzes no cabelo também podem danificar os fios.
Embora as luzes sejam um procedimento capilar que desgasta menos os fios do que uma coloração ou descoloração global, não podemos nos esquecer de que ainda se trata de uma química e, portanto, pode sim danificar a fibra capilar.

É por causa da oxidação que seus fios loiros acabam ficando mais escuros depois de um tempo. Esse fenômeno acontece dentro do fio e que altera a tonalidade por fora.

Para os cabelos finos, o prejuízo pode ser ainda maior, já que este tipo de fio pode ser mais frágil e delicado que o normal, tendo maior tendência ao rompimento. No entanto, não é necessário abrir mão da descoloração. Basta fazer o procedimento de maneira adequada.