Por que não pode beber cerveja no Catar?

Perguntado por: xrocha . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O Catar é um país que vive sob um regime monarquista absolutista, com forte apelo religioso, e desde o acerto para receber a Copa do Mundo havia uma preocupação sobre o consumo de cerveja, uma tradição nos Mundiais. O país proíbe o consumo de álcool.

nov. 2022) que não será permitida a venda de bebidas alcoólicas dentro e ao redor de estádios no Qatar, país que sedia a Copa do Mundo de 2022. O mundial começa em 20 de novembro e vai até 18 de dezembro. Apesar de não proibir o álcool, o Qatar criminaliza o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos.

A lei islâmica proíbe o consumo de álcool, razão pela qual o código penal do Catar afirma, em seu artigo 270, que “ingerir qualquer bebida alcoólica em local público ou abrir loja ou casa para venda de bebidas alcoólicas será punido com pena de prisão até seis meses e multa até 3 mil riais”.

O Catar não proíbe o consumo de bebidas, que são vendidas em bares, restaurantes e hotéis autorizados. Em público, no entanto, o consumo não é permitido. Ainda segundo Clemesha, generalizar a relação do álcool com países islâmicos é incorrer em erro.

Copa 2022: Copo de cerveja poderá custar mais de R$ 73 no Catar.

É que o Catar tem a cerveja mais cara do mundo: o preço médio da garrafa de 330 ml custa R$ 34,76, segundo o Índice da Cerveja 2022, estudo realizado pela Hellosafe, empresa de comparação de produtos de diversas categorias.

Nem mesmo beijos no rosto são permitidos no país. Moradores dizem que há prostituição e encontros homossexuais como em outros países — mas de forma discreta, e principalmente entre os estrangeiros. Em resumo, pode-se fazer quase tudo, mas depende da pessoa, e depende do momento.

Abraçar, apertar as mãos e beijar não são permitidos em público. Qualquer intimidade em público entre homens e mulheres (inclusive entre adolescentes) pode levar à prisão.

Bebidas alcoólicas são proibidas para os moradores, mas os estrangeiros podem beber em hotéis. Para experimentar a cultura do Catar, visite um dos muitos terraços espalhados pela cidade em que você pode apreciar o narguilé.

Entre eles, o simples ato de cruzar as pernas e deixar as solas do sapato em evidência fazem com que a polícia entre em ação. De acordo com a cultura local, a sola do pé é a parte mais suja do corpo e por causa disso não deve ser mostrada a ninguém, remetendo ao desrespeito com as pessoas.

As drogas também são ilegais. “Espere uma penalidade severa (prisão, multa, deportação) por posse de pequenas quantias”, disse a embaixada do Reino Unido.

Sendo um turista, evite tirar fotos e fazer vídeos em ambientes públicos que tenham risco de focar em pessoas. Ademais, cuidado com as construções que você quer registrar. Sempre pesquise sobre o local antes para não ter problemas.

Finalmente podemos garantir que é permitido o consumo de bebidas alcoólicas na Copa, mesmo que em algum momento se tenha acreditado que não seria liberado.

O país conta com a Qatar Distribution Company (QDC), a única autoridade no Estado do Catar que pode importar, distribuir e vender produtos alcoólicos e suínos no varejo. Apenas pessoas com uma licença da QDC pode comprar os produtos.

Não é totalmente proibido, mas existem muitas restrições a respeito. A bebida mais comum e apreciada no Catar é a limonada de hortelã, que além de saudável, combina perfeitamente com as melhores especialidades do cardápio catari.

Não haverá impacto nas vendas de Bud Zero, que seguirá disponível em todos os estádios da Copa do Mundo do Catar”, diz o comunicado. Portanto, a comercialização passou a ficar restrita aos Fan Fest e aos bares em hotéis. Nas arenas, só pode ser vendida a versão zero álcool da cerveja oficial do torneio.