Por que não posso comer ovo?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Pessoas com colesterol alto também devem ficar longe do consumo excessivo de alguns alimentos. É o caso do ovo, cujo consumo é contraindicado para aqueles cujos níveis de gordura no sangue estão acima do normal. Por isso, é fundamental ir ao médico para que ele possa recomendar a melhor dieta para cada caso.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Pode ser consumido todo dia
O ovo pode ser consumido em todas as refeições principais. No entanto, a recomendação é comer de um a dois ovos diariamente. Evite consumir com outros alimentos ricos em colesterol, como carnes vermelhas e embutidos.

A intolerância a ovo é caracterizada quando, após sua ingestão, o organismo não recebe muito bem o alimento. O resultado costuma se manifestar em reações intestinais que, apesar de incômodas, não apresentam gravidade ou exigem cuidados especiais.

São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

“O fato é que a presença de proteínas nesse alimento favorece a recuperação, pois está relacionada a regeneração de tecidos. Assim, a restrição do ovo deve acontecer às pessoas que apresentam alergia ao alimento. Caso contrário, estamos diante de um tabu alimentar”, explica.

Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

- Peixe, carne de porco e ovo contém vitaminas do complexo B que ajudam no processo de cicatrização. Porém para um melhor processo de cicatrização deve-se manter uma alimentação adequada e não simplesmente consumir esses três alimentos.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Enquanto isso, junto com os camarões, os ovos são os únicos alimentos ricos em colesterol e com baixos níveis de gordura saturada. "Enquanto o colesterol nos ovos é muito maior do que na carne e outros produtos de origem animal, a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue.

Quem tem colesterol alto pode comer ovo? Sim! Como vimos, não há uma relação direta entre o seu consumo e o aumento dos níveis de colesterol endógeno (o que fica dentro do corpo), desde que essa ingestão respeite alguns limites. Ou seja: nada de exageros.

Além disso, ele é menos calórico: um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75.

Os 6 melhores alimentos do mundo

  1. Leite materno. É sabido que o leite materno é o melhor alimento que existe, e segundo especialistas não há nenhum que chegue perto da sua qualidade. ...
  2. Ovo. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Azeite de oliva. ...
  6. Cúrcuma.

Outros indicativos da alergia a ovo de acordo com o American College of Allergy, Asthma and Immunology incluem olhos lacrimejando ou vermelhos, nariz escorrendo, espirros constantes, urticária, coceira, erupções e eczemas na pele.

É incomum, mas possível desenvolver uma alergia a ovos mais tarde na vida. Às vezes, uma criança pode superar uma alergia ao ovo e pode reaparecer mais tarde quando adulto. Quando uma pessoa tem alergia a ovos, seu sistema imunológico vê erroneamente as proteínas no ovo, causando uma reação alérgica.