Por que não se comparar com os outros?

Perguntado por: ejaques . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Segundo Patrícia, as comparações fazem com que você tome más decisões, eleva o estresse, a ansiedade e causam até depressão. A especialista lista abaixo algumas situações em que comparar-se com os outros pode ser muito perigoso: Você vê o resultado, não o esforço. Todas as escolhas geram consequências boas e ruins.

Aqueles que nos comparam com os outros também podem ter outros motivos, que nada mais são do que nos nos manipular e minar a nossa autoestima. Na verdade, esta é uma tática comum para quem quer estar no controle, pois a comparação constante é um exercício de humilhação e depreciação.

O que os outros têm ou fazem não importa, você é a única pessoa que importa em sua vida.
...
Concentre-se em ser grato por todas essas coisas.

  1. Um diário de gratidão poderá aumentar suas chances de sucesso. ...
  2. Escreva de forma meticulosa. ...
  3. Escreva sobre surpresas ou situações inesperadas. ...
  4. Você não precisa escrever diariamente.

O apóstolo Paulo ensinou que os membros individuais compõem "o corpo de Cristo" (ver 1 Coríntios 12:27). Todos têm o seu próprio papel e contribuição para esse corpo e, por maiores ou menores que sejam as nossas contribuições em comparação com outras, qualquer coisa que fazemos com fé pode fazer a diferença.

A baixa autoestima está ligada à falta de confiança em si mesmo para realizar tarefas do dia a dia e se relacionar de modo geral, seja com amigos, família ou no trabalho. É muito comum associarmos a baixa autoestima com o corpo.

Um sentimento de ódio por si mesmo também pode ser o resultado de um transtorno mental, como depressão ou ansiedade. A depressão inclui sintomas como desesperança, culpa e vergonha, que podem fazer você se sentir como se não fosse bom o suficiente.

Complexo de inferioridade pode ser definido como aquele sentimento de não estar à altura dos padrões sociais. Está diretamente relacionado a uma dúvida constante e incerteza sobre si mesmo, além de falta de autoestima. O complexo de inferioridade geralmente é inconsciente.

Mas afinal de contas por que nos comparamos tanto? A comparação é uma forma de nos avaliarmos, assim, no dia a dia, comparamos nosso emprego com o de conhecidos, os resultados que obtivemos na empresa com os dos colegas, e até mesmo salários. Estamos condicionados a fazer comparações o tempo todo e nem percebemos.

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

Significado de Indiferente
A quem nada comove; que não se importa: homem indiferente. substantivo masculino e feminino Pessoa que se mostra desinteressada; quem não possui preocupações, interesses ou sentimentos pessoais acerca de algo ou de alguém; insensível. Etimologia (origem da palavra indiferente).

Por exemplo, a preocupação excessiva com o que os outros pensam costuma se originar do medo de julgamentos. Este, por sua vez, pode ter raízes em um pensamento (“se acharem que eu sou uma pessoa X ou Y, algo ruim vai acontecer”) ou uma emoção (vergonha, ansiedade, hesitação, falta de confiança).

Embotar significa perder o vigor, deixar de ter força, e o embotamento afetivo acontece quando a pessoa perde “a força” – ou o desejo – de expressar as suas emoções e sentimentos.

6 E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que de nada sabia do que estava com ele, mais do que do pão que comia. E José era formoso de porte, e formoso à vista. 7 E aconteceu, depois dessas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os seus aolhos em José, e disse: Deita-te comigo.

Gênesis 23. Sara morre e é sepultada na cova de Macpela, que Abraão comprou de Efrom, o heteu. 1 E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; esses foram os anos da vida de Sara. 2 E amorreu Sara em Quiriate-Arba, que é bHebrom, na terra de Canaã; e foi Abraão lamentar Sara e chorar por ela.

Gênesis 27. Rebeca orienta Jacó para que ele seja abençoado — Jacó é abençoado para que tenha domínio sobre povos e nações e os governe — Esaú odeia Jacó e planeja matá-lo — Rebeca teme que Jacó se case com uma das filhas de Hete.

O interessante é que não encontramos na Bíblia nenhum texto que fala sobre autoestima. Sabe por quê? Porque o amor-próprio é algo muito óbvio para Deus, sendo um reflexo indiscutível do amor que sentimos por Ele. “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4:8).

  • Autoconceito: o que você pensa de si mesmo.
  • Autoimagem: que opinião tem da sua aparência.
  • Autorreforço: em que medida você se parabeniza, se gratifica.
  • Autoconfiança: o quanto você confia em si mesmo.

A falta de amor próprio é uma consequência da falta de autoconhecimento. Uma pessoa que tem autoconhecimento tem consciência de que carrega muitas coisas positivas e negativas, e é capaz de lidar com isso.

O ódio a si mesmo é um sentimento bem comum hoje em nossa sociedade. Para uma relativa maioria, a expressão “você é seu pior inimigo” contém muita verdade. Trata-se de um problema de autoestima e uma realidade que muito limita a vida das pessoas e seus sentimentos, afirmam os psicólogos.

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente no coração humano do que o seu oposto.