Por que o açúcar inflama o corpo?

Perguntado por: nassis . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O principal mecanismo que envolve açúcar e inflamação é o conhecido como GLICAÇÃO. Processo esse em que uma proteína se soma a uma molécula de glicose e faz com que a função dessa proteína se perca e assuma um papel inflamatório e agressivo ao corpo através dos seus metabolitos finais, os conhecidos AGEs.

Ajuda no controle da glicemia
Para evitar possíveis doenças relacionadas ao sistema circulatório, a nutricionista destaca a importância de reduzir o consumo do açúcar. "Outro benefício é o controle dos níveis de glicose no sangue e um controle melhor da liberação da insulina.

Confira 7 maneiras fáceis de desinchar em apenas um dia.

  1. #1 — Beba apenas água. ...
  2. #2 — Não consuma alimentos com álcoois de açúcar. ...
  3. #3 — Consuma fibras. ...
  4. #4 — Coma frutas com restrição. ...
  5. #5 — Não coma carboidratos. ...
  6. #6 — Não negligencie a mastigação. ...
  7. #7 — Evite alimentos muito salgados.
  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

Frutas vermelhas
As frutas vermelhas, como mirtilos, morangos, framboesas ou amoras, contêm vários micronutrientes essenciais, como fibras, polifenóis e antioxidantes (antocianinas), compostos com ação no combate a inflamações.

O consumo excessivo do açúcar pode trazer diversos prejuízos para a saúde como doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, além de dificultar o processo de emagrecimento, já que contém um alto valor calórico.

Confira agora 8 opções saudáveis para substituir o açúcar em sua dieta

  1. Mel de abelha. O mel que é produzido pelas abelhas é um adoçante natural que substitui o açúcar. ...
  2. Stevia. ...
  3. Açúcar de coco. ...
  4. Xilitol. ...
  5. Melado de cana. ...
  6. Açúcar mascavo. ...
  7. Eritritol. ...
  8. Maple syrup.

Você precisa de apenas 72h para deixar seu corpo livre de açúcar – garantimos que você se sentirá muito melhor. Beba muita água antes e depois das refeições.

Reduzir o consumo de açúcar tem um impacto pequeno, mas importante, no peso corporal de adultos, segundo uma revisão de estudos publicada no British Medical Journal. A redução de peso observada pela análise foi de aproximadamente 0,8 kg.

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.

Um café da manhã anti-inflamatório é uma refeição constituída de alimentos que tem essa propriedade. Gengibre, tomate orgânico, cúrcuma, alho, pimenta, frutas vermelhas, azeite de oliva e maracujá são alguns exemplos desses itens.

Os exames mais utilizados na prática clínica para mensurar atividade inflamatória são a PCR e a VHS. Ambas têm alta sensibilidade, porém pouca especificidade. A queda dos valores de PCR durante o tratamento de uma infecção bacteriana mostra correlação com boa resposta clínica, pois seus níveis variam rapidamente.

Principais sinais de inflamação
O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Conheça, abaixo, os melhores chás anti-inflamatórios para cuidar da sua saúde!

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

A goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá e romã também entram no ranking dos alimentos que têm o poder de virar suco anti-inflamatório e agir no organismo, promovendo transformações no metabolismo para proteger nosso corpo contra alguns tipos de lesões.

Tanto os laticínios com baixo teor de gordura quanto os integrais, bem como os alimentos lácteos fermentados, exibiram atividade anti-inflamatória.

Quando há inflamação, há resistência para oxidação (queima) de gordura, também ocorre menor oxigenação para os tecidos, o que também dificulta o emagrecimento.