Por que o cachorro uiva quando o dono sai?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Em muitos casos, os cães uivam quando percebem que seus donos vão sair - isso ocorre principalmente quando os donos passam longos períodos fora de casa - e pode ser um sintoma do que é conhecido como síndrome da ansiedade da separação.

Ao sentirem o cheiro, os machos próximos uivam, se demonstrando presentes e disponíveis para a cruza com a fêmea. Além disso, um cachorro uivando pode ser sinal de solidão e tentativa de chamar a atenção dos seus donos. Estresse, tédio e falta de atividades com seus donos também podem levar o cão a uivar.

Bem característico dos lobos e dos cães, o uivo é natural e, no começo, costuma divertir os tutores. Mas fique atento! Em excesso, o som pode indicar problemas, como dores ou ansiedade por separação.

Solidão: cachorro uivando e chorando pode ser sinal de solidão, ansiedade e tédio. Quando sair, crie um ambiente divertido e interativo para que o seu amigo tenha o que fazer quando você não estiver. Espalhe brinquedos com o seu cheiro pela casa, isso deixará o peludo entretido!

Um cachorro mordendo quer atenção. Se você dá atenção às mordidas dele, certamente o ato vai se repetir. Isso porque ele entende como uma maneira de se entrosar com seu tutor e receber dele mais carinho. Essa atitude é normal quando se é filhote, porque o animal está ainda aprendendo a viver.

as lambidas são o equivalente canino ao beijo e expressam amor e gratidão. Os cachorros só lambem quem é muito querido. Por isso, uma bochecha melada é uma das maiores demonstrações de que seu cão te ama incondicionalmente. Cães também demonstram seu afeto seguindo seu dono.

Quando o cachorro passa muito tempo mordendo suas patas é porque algo não está bem. Existem várias causas que podem gerar essa prática. O cão pode morder suas patas por dor, incômodo local, questões alérgicas, nutricionais e até mesmo por fatores emocionais, como tédio, estresse e tensão.

É comum ver cachorros lambendo a própria pata. Isso pode ser só para se higienizar, mas também um sinal de alerta para algo de errado que ele esteja sentindo. Existem diversas causas para esse incômodo. A alta temperatura das calçadas ou asfalto por onde o cachorro passeia.

Não pode dar uva para cachorro (muito menos uva passa) porque são frutas que contêm substâncias tóxicas para o organismo canino. Não se sabe exatamente o que causa essa toxicidade, mas o consumo de uva por cães é capaz de desencadear várias reações que variam de gravidade.

Os machos tendem a uivar para chamar a atenção de uma cadela no cio. O som é ainda mais frequente em raças como Husky Siberiano, Akita e Samoieda.

Eles fazem isso principalmente para chamar seu grupo para a caça. Acontece de uivarem com muito mais freqüência em noites de Lua cheia porque o clarão do luar é uma condição altamente propícia para localizarem suas presas.

O cachorro com crise de ansiedade sente-se ainda mais frágil e sozinho, desenvolvendo outros problemas de saúde, como depressão, gastrite, crises de vômitos e diminuição da imunidade.

Como os humanos, os cachorros têm canais lacrimais que se enchem de lágrimas para manter os olhos limpos e saudáveis. Mas as lágrimas nos cães, que tendem a não cair como quando os humanos choram, não tinham sido associadas à emoção antes.

Um cão rosnando pode sim indicar que ele está agressivo, mas também pode indicar outros sintomas, como medo, insegurança, insatisfação, proteção de recursos e até mesmo que ele está feliz. Um cão pode rosnar quando está recebendo carinho que, para ele, é algo muito agradável.