Por que o caju não é uma fruta?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Um fruto falso? Sim, em termos botânicos não é considerado um fruto. O verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha de caju. Isso ocorre porque cientificamente um fruto é uma estrutura criada a partir do ovário da flor, para proteger suas sementes.

Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes. É importante deixar claro aqui que o termo legume, nesse caso, está sendo usado no seu sentido popular.

Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência.

Fruto é um termo científico para designar o resultado do desenvolvimento do ovário de uma flor, após o processo de fecundação, onde se geram as sementes. A parte macia e saborosa, a polpa do morango, que concentra todo seu açúcar e que chamamos de fruta, é, na verdade, o desenvolvimento de uma parte da flor.

Abacaxi, marmelo, framboesa, figo e amora também são considerados pseudofrutos.

Caju, maça, morango e banana são popularmente chamados e consumido como frutas, mas você sabia que esses exemplos não são frutos verdadeiros? Isso mesmo! Eles são chamados de pseudofrutos, pois o seu desenvolvimento não tem origem do ovário maduro da flor.

O fruto propriamente dito do abacaxi são as escamas da casca, que, unidas, formam uma infrutescência.

Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Mas ele não é comumente chamado de fruta, porque ele não é doce. Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado.

Isso mesmo: por se desenvolver a partir do ovário da flor, os botânicos classificam o pepino como um fruto. Dessa forma, a planta pertence à família das cucurbitáceas, ou seja, é parente das melancias, melão, chuchu, abobrinhas e muitas outras.

Uva passa

Qual é a fruta que nunca reprova? Resposta: Uva passa.

Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovoide ou oblonga.

A definição botânica explica que frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. E não é só o tomate que engana muita gente. Andrea Pissato Peres, professora do curso de Nutrição, explica que assim como ele, a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e até o chuchu também são frutos.

O verdadeiro fruto do morangueiro é aquele pontinho amarelo que chamamos de “sementinha”. No caso do morango, o pseudofruto é também chamado de infrutescência. Por isso quando consumimos um morango, estamos consumindo inúmeros frutos ao mesmo tempo.

O verdadeiro fruto do morangueiro é aquele pontinho amarelo que chamamos de “sementinha”. Por isso, quando consumimos um morango, estamos consumindo inúmeros frutos ao mesmo tempo, uma média de 200!

Uma análise de DNA em folhas de melancia encontradas em tumbas egípcias revelou que, há pelo menos 3,5 mil anos, o Egito Antigo já cultivava a fruta da forma como a conhecemos.