Por que o celular não toca dentro do microondas?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Os telefones celulares, assim como os fornos de micro-ondas, transmitem e recebem ligações e dados usando radiação eletromagnética na faixa de microondas. Então, se o seu micro-ondas estiver blindado — ou seja, não está vazando radiação em sua cozinha — um telefone celular não funcionaria dentro dele.

No entanto, Marcelo Zuffo, professor de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, afirma que se trata de fake news. "Não há nada comprovado cientificamente de que um celular possa causar algum tipo de explosão ao ser manuseado juntamente com um eletrodoméstico", explica.

As frequências das ondas de rádio utilizadas pelos aparelhos celulares modernos estendem-se entre 450 e 2000 MHz (Mega Hertz – 106 Hz), que podem variar de acordo com as características da rede local de cada país.

Frequentemente, colocamos no microondas alimentos em embalagens plásticas, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingestão de ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem se decompor e se dissolver em alimentos.

Nunca coloque objetos metálicos, pratos de inox ou qualquer objeto que tenha partes metálicas. Alguns tipos de plástico também não podem ser colocados no eletrodoméstico e você deve verificar essa informação nas embalagens do recipiente.

Caso você seja exposto à radiação de micro-ondas você corre sério risco de queimaduras graves na pele, e também nos olhos que são bastante sensíveis, o que pode causar cegueira mesmo que seja exposto por poucos segundos. Então, para seu bem, não faça isso.

O micro-ondas é o vilão clássico do sinal do Wi-Fi devido às suas ondas de radiação. Isso porque eles operam na frequência de 2,4 GHz, a mesma da maior parte dos roteadores utilizados nas residências.

A verdade é que não é recomendado colocar o micro-ondas em cima da geladeira. Isso porque o eletrodoméstico precisa de espaço para ventilar ao liberar energia e isso pode danificar a geladeira, além do que vale lembrar que o micro-ondas pode alcançar temperaturas bem altas.

Vamos esclarecer! De fato, o microondas funciona por radiação, mas existem mecanismos de proteção que impedem que pessoas ou alimentos sejam afetados de forma nociva. Sendo assim, ficar parado na frente do microondas não dá câncer.

O que NÃO PODE ir ao micro-ondas:
Além disso, é importante lembrar que ligar o micro-ondas sem nada dentro também é um perigo, uma vez que o aparelho absorve as próprias micro-ondas e pode ter seus componentes danificados e até explodir.

Como detectar se o meu microondas está vazando?

  1. Use uma lâmpada que reaja ao aparelho. Lâmpadas fluorescentes ou de neon são ótimas para fazer esse teste. ...
  2. Utilize uma maçã Essa fruta pode ser uma forte aliada para detectar se o micro-ondas está vazando. ...
  3. Recorra ao celular.

A exemplo disso, é possível citar as interferências negativas na qualidade do sono, que podem levar a um cansaço constante e demora para dormir. De todo modo, a recomendação mais reforçada é a de deixar o telefone longe da cama durante a noite e, se possível, durante o dia também.

Saiba que esse hábito é um tanto quanto perigoso. Isso porque qualquer aparelho ligado – mesmo em modo avião – gasta energia e, consequentemente, aquece. Mas esse aquecimento pode ser ainda maior quando o objeto se mantém em ambientes apertados, como o celular embaixo do travesseiro, por exemplo.

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Este é o grande temor de quem vivia perto das usinas nucleares no Japão.

O perigo maior está em queimaduras na hora de retirá-lo de dentro do aparelho e também de acontecer um fenômeno que é a explosão da água, por causa do excesso de vapor liberado. Por isso, ferver água no micro-ondas não é recomendado.

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

10 anos

Um micro-ondas pode durar bastante tempo, de acordo com pesquisas, o prazo de duração é média de 10 anos. Mas para isso é preciso ter cuidado na limpeza e na manutenção do aparelho.