Por que o Detran reprova tanto?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

É importante ressaltar que não há limite de vezes para que o candidato tente a aprovação no exame. Antes da pandemia da Covid-19, esse número também era ilimitado, mas desde que os novos exames ocorressem dentro do prazo de doze meses.

O órgão responsável explica que, em casos de reprovação, seja no exame teórico ou prático, o aluno deverá pagar novamente a taxa de R$ 43,96, para realizar o teste novamente. Além disso, para as autoescolas devem prever em contrato a taxa que deverá ser paga em casos de reprovação.

De acordo com o Detran, os examinadores avaliam se os candidatos possuem condições para atuarem no trânsito sem fornecer riscos aos demais habilitados, passageiros e pedestres. “A CNH não é um direito do cidadão, ela é uma concessão. O documento é concedido em confiança aos conhecimentos e habilidades demonstradas.

O que pode reprovar na prova prática do Detran? Não completar todas as etapas do exame, transitar na contramão, ultrapassar o tempo ou colidir na etapa de baliza são alguns dos erros que levam à reprovação.

Os erros clássicos que levam a reprovação são: seta, freio de mão, não engatar a primeira marcha no pare. Observe que são erros de atenção. Atualmente o índice de reprovação na prova pratica de direção veicular é grande e vem crescendo a cada dia segundo dados estatísticos dos Detrans.

se o curso teórico for feito de forma remota (EAD), os valores devem ser reduzidos, assim como se o candidato optar em realizar cinco aulas práticas em simulador de direção veicular. A região que o CFC está localizado pode também interferir no orçamento final", esclarece o Detran-SP.

A contagem do tempo começa quando a frente do carro alcança o primeiro balizador. Dentro desse tempo, cada candidato pode fazer até três tentativas de baliza, ou seja, ele pode realizar até três deslocamentos em marcha ré. Cada vez que ele engatar a ré, o examinador irá contar uma tentativa.

A média caiu de 44% para 34%. Hoje, apenas três de cada 10 pessoas que fazem o exame conseguem a habilitação para carro de passeio.

Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho; Categoria C, D e E – visão central igual, ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

A LINHA 20/20, SUBLINHADA EM VERMELHO, SIGNIFICA VISÃO “NORMAL” – A essa distância de teste de aproximadamente 6 metros, o tamanho das letras em uma das linhas menores próximas à parte inferior do gráfico de olho foi padronizado para corresponder à acuidade visual “normal” – esta é a linha 20/20 (6/6).

Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção
Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

Categoria A: R$ R$ 2.111,54. Categoria B: R$ 2.458,36. Categoria AB: R$ 3.906,99.

O valor cobrado pelo Detran em todo Brasil varia de R$ 306 a R$ 484, de acordo com cada estado é de R$ 388,75 – contando exames médico, psicológico, teórico, prático, além das taxas de licença de aprendizagem e de emissão da permissão de dirigir.