Por que o gelo flutua no álcool?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

É válido lembrar que em bebidas alcoólicas o gelo não flutua e sim afunda em razão da densidade: o gelo flutua na água líquida por que sua densidade é inferior, por outro lado, o gelo afunda no álcool por ser mais denso.

O iceberg flutua porque o gelo possui uma densidade menor que a água do mar, sua parte visível (acima da água) é de apenas 10% do seu volume total.

Porque a camada de gelo funciona como uma espécie de cobertor, impedindo que a água mais profunda congele.

A densidade do gelo é menor que a da água líquida porque, conforme é bem sabido, as moléculas de água são formadas por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, isto é, H2O.

A boia consegue flutuar porque tem peso menor do que a força que a água exerce sobre ela. Essa força chama-se empuxo.

O processo de fusão
A energia recebida será convertida em energia cinética (associada ao movimento) e provocará a vibração e o aumento da temperatura dos átomos da substância. À medida que recebe energia, a vibração dos átomos provoca a quebra dessa rede cristalina, caracterizando o estado líquido.

Isso se deve ao fato de que o calor faz com que haja maior espaço entre as moléculas e estas, separando-se, mudam o estado físico da matéria. No gelo, as moléculas vibram pouco e estão bem juntas. Com o calor, elas adquirem velocidade e maior espaçamento, transformando um sólido (gelo) em líquido (água).

Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa.

O escritor Ernest Hemingway apresentou um conceito que ele chamou de “teoria da escrita do iceberg”: “Se um escritor sabe o suficiente sobre o que está escrevendo, ele pode omitir coisas que conhece.

A teoria de Hemingway diz que apenas percebemos o que vemos à primeira vista; o restante passa despercebido como em um iceberg. Ou seja, existe uma parte consciente da informação e outra inconsciente.

Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.

É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!

O volume aumenta porque o gelo é formado por moléculas de água arranjadas geometricamente em forma de cristais. Quando elas se organizam dessa maneira, deixam mais espaços vazios entre os átomos do que no estado líquido.

“Quando o gelo derrete, o volume de água resultante desse derretimento é igual ao volume de água que o cubo de gelo deslocava. Portanto, o nível de água não aumenta com o derretimento de gelo flutuante”, diz Grimm.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.

Gelo seco é o nome popular dado ao dióxido de carbono sólido “CO2 (s)”. Esse composto é vastamente utilizado para promover efeitos especiais e recursos cênicos em filmes, shows, festas, etc.

Na estrutura do gelo, 2 pares de elétrons dos átomos de O estabelecem ligações covalentes com átomos de H, constituindo as moléculas de água de comprimento de ligação médio 1,001A.

Ela estabelece que: a) Para um corpo flutuar, é necessário que sua densidade seja menor que a densidade do líquido; b) para um corpo afundar, é necessário que sua densidade seja maior do que a densidade do líquido; c) se as densidades do corpo e do líquido forem iguais, o corpo fica em uma situação limite, imerso e em ...

As pessoas conseguem boiar na água porque, embora algumas partes do nosso corpo – os ossos, por exemplo – sejam um pouco mais densas que a água, outras partes, como as gorduras, são menos densas.

Apesar de o prego ser menor e mais leve, ele afunda imediatamente na água, enquanto a prancha flutua, mesmo sendo maior e mais pesada. Isso acontece porque a densidade do ferro é maior que a densidade da água e a densidade do isopor é menor que a da água.