Por que o gelo se derrete?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter. Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).

Quanto maior o ponto de fusão, mais tempo será preciso para que o gelo (que, logo após ser fabricado, está a uma temperatura negativa) o atinja e comece a se liquefazer, porque a transferência de calor entre dois corpos é proporcional à diferença de temperatura entre eles.

Quando o gelo é retirado do congelador, a temperatura ambiente é bem maior que 0°C, o que faz com que o gelo absorva energia na forma de calor, passando do estado sólido para o líquido, fazendo-o derreter.

Toda a mudança de fase ocorre a determinada temperatura, para determinada pressão, independentemente do sentido da transformação. Assim, à pressão atmosférica normal, a água se solidifica (ou o gelo se funde) a 0º C e se vaporiza (ou se liquefaz) a 100º C.

Aumento do nível do mar
O derretimento das geleiras contribuiu para o aumento do nível dos oceanos em 2,7 centímetros desde 1961. Além disso, as geleiras do mundo têm gelo suficiente — cerca de 170.000 quilômetros cúbicos — para aumentar o nível do mar em quase meio metro.

Utilize um secador de cabelo para derreter o gelo mais depressa. Coloque o secador de cabelo na maior temperatura e deixe-o a cerca de 15 cm de distância do gelo. Jogue o ar quente na direção da camada de gelo para acelerar bastante o processo.

Ao atingir a temperatura de 0 grau Celsius, a água em estado líquido passa para o estado sólido. Ou seja, ela vira gelo! É o que acontece quando colocamos água em temperatura ambiente no congelador. Outros exemplos de água em estado sólido são a neve e as geleiras, que se formam naturalmente.

Fusão Mudança do estado sólido para o estado líquido da água, provocada por aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor. Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" (PF) é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido.

A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).

Isso se deve ao fato de que o calor faz com que haja maior espaço entre as moléculas e estas, separando-se, mudam o estado físico da matéria. No gelo, as moléculas vibram pouco e estão bem juntas. Com o calor, elas adquirem velocidade e maior espaçamento, transformando um sólido (gelo) em líquido (água).

É simples, o cubo de gelo começará a derreter. Mas isso só vai acontecer um tempo depois que você o retirou da geladeira. Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter.

Falta de conexão a uma fonte de água ou registro fechado. Certifique-se de que sua geladeira esteja conectada corretamente ao registro de água e este esteja totalmente aberto. Endireite a tubulação de água da sua geladeira, dobras podem reduzir a vazão de água e comprometer a produção de gelo.

Em média o gelo dura de 4-6 hs. A mistura de água, sal e álcool, faz sim com que o gelo demore mais para derreter.

Gelo seco é o nome popular dado ao dióxido de carbono sólido “CO2 (s)”. Esse composto é vastamente utilizado para promover efeitos especiais e recursos cênicos em filmes, shows, festas, etc.

É válido lembrar que em bebidas alcoólicas o gelo não flutua e sim afunda em razão da densidade: o gelo flutua na água líquida por que sua densidade é inferior, por outro lado, o gelo afunda no álcool por ser mais denso.

O gelo flutua na água, porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente.