Por que o petróleo não se mistura com a água?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Água e óleo são duas substâncias que não se misturam devido à polaridade de suas moléculas.

Resposta. O petróleo é um hidrocarboneto, ou seja possui carbonos e hidrogênios em sua estrutura molecular, com base nisso afirmo para ti que todo hidrocarboneto é APOLAR, inclusive seus derivados: gasolina, querosene, óleo diesel, lubrificantes, graxas e etc.

Isso acontece porque as ligações entre as moléculas de água são mais fortes do que as ligações que existiriam entre uma molécula de água e uma molécula de óleo. Assim, as duas substâncias não se misturam.

O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons.

O método mais básico para realizar a separação dos componentes do petróleo é a destilação fracionada. Ela é utilizada porque possui como princípio básico a diferença no ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea.

Pode existir água no petróleo? Sim. A complexidade mencionada na resposta anterior decorre da própria natureza do petróleo.

O petróleo derramado se espalha pela superfície da água formando uma camada superficial que impede a passagem da luz, afetando a fotossíntese e destruindo o plâncton. Essa fina camada que se forma também impede a troca de gases entre a água e o ar.

"A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos têm capacidade ociosa, mas se recusam a aumentar a produção por conta própria", diz Kate Dourian. "Eles não querem ser ditados pelo Ocidente.

Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067. Além disso, a pesquisa apontou que 1,678 trilhões de petróleo serão consumidos até a data limite.

O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos. Foi seu descobridor, Edwin Drake, que iniciou a exploração de petróleo. Além disso, Drake criou o primeiro sistema de extração utilizado.

É considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.

De um jeito simples, óleo e água não se misturam porque a água é uma molécula polar e o óleo é uma molécula apolar — essas propriedades fazem com que elas se repelem. A água é uma molécula polar feita de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc. O óleo por sua vez é composto por ligações apolares e por isso não é miscível com água, mas se mistura com gasolina por ser esta também um composto apolar. Agora vamos falar da quantidade de soluto.

Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente.

Qual a origem do petróleo? De acordo com Edson Müller, docente do Departamento de Química da UFSM, a teoria de que o petróleo é originário dos fósseis de dinossauros é equivocada. “O petróleo é um combustível fóssil e a origem da etimologia está relacionada com resquícios de animais e plantas.

O primeiro poço de petróleo foi perfurado em 1897, no município de Bofete (SP), pelo fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo, com uma sonda importada dos EUA, atingindo 488 m de profundidade.

Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação.

A separação das frações do petróleo ocorrem em diferentes temperaturas de acordo com os pontos de ebulição das substâncias através da destilação fracionada. Inicialmente, o petróleo é aquecido a 400 ºC em uma fornalha e produz uma mistura de vapores e líquidos que entram na torre de destilação com pressão atmosférica.

Por meio de um processo denominado decantação, para isso será necessário os seguintes componentes: funil, suporte com anel e béquer. O supracitado procedimento só ocorre devido a diferenças de densidade, neste caso de um líquido-líquido que não se misturam.

Sem petróleo, não há plástico e sem plástico não há medicamentos, seringas, sacos de soro ou os tão preciosos ventiladores.