Por que o pug sofre?

Perguntado por: agentil9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

O focinho curto e achatado, com narinas pequenas e estreitas dificulta a respiração do animal – que é ainda mais prejudicada pelo crânio pequeno, onde o tecido das vias respiratórias se acumula e bloqueia a passagem de ar – e os problemas de respiração também provocam problemas estomacais e intestinais.

Os pugs são famosos por sua extravagância devido aos seus focinhos, e têm rugas faciais profundas que podem conter comida ou outro tipo de gosma. Além disso, os pugs precisam de atenção regular para suas glândulas anais. Por isso está entre um dos cachorros mais fedidos.

Se aproxime com passos leves, e com a voz baixa, elogie-o, faça carinho e deixe um petisco que ele goste muito na frente dele. Durante as primeiras vezes que você fizer isso, provavelmente seu cachorro vai levantar e te seguir para ver se ganha mais algum petisco.

As causas mais comuns envolvem solidão por conta da perda de um ente querido, de outro animal da família ou mesmo de seu brinquedo favorito. Uma mudança de ambiente, por exemplo de uma casa com grande quintal para um apartamento, pode representar uma significativa perda de território para explorar.

Devido o seu nariz achatado, os pugs tem muita dificuldade em trocar calor com o meio ambiente (que é feito pela respiração geralmente ofegante) portanto eles não toleram ambientes muito quentes.

Pug é um cachorro de companhia que não dispensa a cama do dono. A melhor definição para o Pug é ser um excelente cão de companhia. Eles são extremamente apegados aos donos e vão adorar dormir na mesma cama que eles. Além de tudo isso, o Pug adora ficar no colo.

Olhar alegre e sorriso no rosto
A tranquilidade característica de cachorro feliz também pode ser vista no relaxamento dos músculos da face, e isso ajuda como saber se o seu cachorro está feliz. Portanto, cachorros contentes muitas vezes parecem estar sorrindo, com a mandíbula relaxada e semiaberta.

São as raças que têm o palato mole alongado, já que este bloqueia a passagem de ar. As raças braquicefálicas, que têm o focinho achatado, como o Pug, o buldogue francês, o buldogue inglês, o Shi-Tzu, os gatos persas, no calor, apresentam essa predisposição para desmaiar.

Para evitar problemas de pele, o indicado é que o Pug tome banho uma vez a cada 3 semanas, dependendo da rotina do animal, sempre com o shampoo adequado para o tipo de pelagem do seu amigo.

A resposta é, sim! Não existe nenhuma contraindicação a respeito do uso de perfume em cachorro. Entretanto, você deve tomar cuidados para que essa prática seja saudável. A utilização de perfume em cães não é uma necessidade, mas ajuda a manter o pet cheiroso.

Deve-se alimentar o cão de duas a três vezes por dia e manter água à vontade.

Assim como outros cachorros, os pugs precisam de uma alimentação balanceada, rica em fibras e proteínas, nesse caso, as rações Super Premium são as mais indicadas.

Devido ao pelo curto, o Pug não necessita de tosa. Ao contrário do que muitos pensam, a tosa não diminui a queda de pelos, mas sim o volume de pelos que caem, dando assim a impressão de que “tosa diminui queda de pelo”. O que contem a queda é a escovação.

Normalmente eles se “acalmam” aos dois anos de idade, mas há casos em que isso não acontece e o pug se mantém cheio de disposição pela vida toda.