Por que o rio Tietê não corre para o mar?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Ao contrário da maioria dos rios, que correm em direção ao mar, o Tietê corre no sentido leste-oeste. Esse sentido não é muito comum nas bacias hidrográficas e cursos de rios, pois o natural seria o rio correr em direção ao mar.

O Rio Tietê - cujo dia é comemorado hoje - nasce acima dos mil metros de altitude, nas encostas da Serra do Mar, em Salesópolis, a leste da capital. Corre 1.136 quilômetros para o interior, por 73 municípios paulistas. Deságua no Rio Paraná, entre Itapura e Castilhos, 300 metros acima do nível do mar.

O rio Amazonas corre de Oriente para Ocidente, ao contrário de todos os outros rios.

Ao contrário da maioria dos rios do Brasil, o Tietê se volta para o interior e não para o oceano, caracterizando, dessa forma, um rio com drenagem endorreica, característica que o tornou um importante instrumento na colonização do Brasil.

O médico infectologista Danilo Duarte explica que até o mais simples contato com a água contaminada pode causar doenças. "A enchente leva à possibilidade de contrair uma série de doenças infecciosas, como leptospirose, hepatite A, febre tifoide e gastroenterites virais.

Vale destacar que o sucesso da despoluição do Tietê e de outros rios só é possível graças aos esforços maciços dos governantes e da ajuda da população. Sendo assim, ao chegar em um local poluído, evite agravar o problema!

Rio Tietê

Rio Tietê, São Paulo (1º lugar) - Com 1.010 km², nasce em Salesópolis, na serra do Mar, e atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios. Ocupa o topo do ranking por receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital - menos da metade dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado.

Grande parte do lixo industrial e urbano da cidade de São Paulo é despejada de maneira irregular no leito do rio. Essa prática tornou-se comum devido à ausência de uma rede de captação de esgoto no período da industrialização brasileira, na década de 1930 até a década de 1970.

O pescador afirma que já encontrou outras espécies de peixes no Tietê. “Tem peixes menores como tilápia, carpa, bagre, mas é do pequeno, traíra que é pequena.”

Citarum

O Rio mais Poluido do Mundo - Citarum - (Indonésia)

Em 31 de janeiro de 1992, o governo do Estado de São Paulo anunciou o Programa de Despoluição do Rio Tietê. A meta é ambiciosa, mas possível: chegar a 1994, quase no final da minha gestão, com 50% do rio despoluído.

Importância do rio Tietê
O rio Tietê é amplamente usado pela população paulista para diversas atividades, como navegação, turismo, produção de energia, uso em plantações agrícolas, abastecimento de cidades, enfim, é um rio que deve ser tratado de forma grandiosa, assim como é sua serventia à população.

7 metros

Com até 100 metros de largura, o Tietê esconde, a 7 metros de profundidade, geladeiras, sofás e carcaça de automóveis. Num processo de permanente de drenagem, 68 toneladas de lixo e areia são retiradas mensalmente.

As águas, tanto dos chamados rios federais, como dos rios estaduais, pertencem ao povo, cabendo aos entes administrativos a sua gestão, por se tratar de bens de uso comum.