Por que o sol nasce primeiro no Nordeste?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

"Nestes dias, os raios solares chegam perpendiculares à Linha do Equador, ou seja, não há sombra alguma e, o sol, sim, nascerá primeiramente em relação às outras cidades", ressalta o professor.

Sim, o sol nasce para todos. Mas é na Paraíba que os primeiros raios luminosos atingem o Novo Mundo todas as manhãs. Antes das 5 horas, o Farol do Cabo Branco – localizado na Ponta do Seixas, em João Pessoa – se ilumina com o crepúsculo matinal.

Confira! “São 4h30 e eu acordei super cedo hoje para assistir um espetáculo que só acontece em João Pessoa. Enquanto o resto do Brasil dorme, os primeiros raios de sol aparecem por aqui. Isso acontece porque estamos no pedacinho mais oriental das Américas: a Ponta do Seixas, em João Pessoa.

Você conhece a Paraíba? É um estado do Nordeste brasileiro que abriga o ponto mais oriental das Américas. Calma, deixa a gente explicar: isso quer dizer que aqui o sol nasce antes de nascer em todos os outros lugares. É conhecido por paisagens naturais bonitas e gente sorridente.

Lindas praias, belezas naturais incontáveis e a fama de ser a cidade onde o sol nasce primeiro em todo o continente americano, João Pessoa completa 437 anos nesta sexta-feira (5), com muita história a ser contada.

O último pôr-do-sol está atualmente no oeste da cidade de Mâncio Lima (Acre) às 18:17.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

O motivo mais simples é que o Nordeste está mais para leste do que o Sul do Brasil. Isso faz com que o dia chegue mais cedo e também a noite chegue mais cedo.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

O verão acontece depois da primavera e é a estação com as maiores temperaturas do ano e com maior período de luz do dia. Isso significa que, além de muito calor, os dias são mais longos, clareando mais cedo e escurecendo mais tarde. Outra característica é o aumento das chuvas.

Temos, então, o chamado Solstício de Inverno no hemisfério Sul, em que seu ponto mais austral, a Antártica, se torna o lugar mais escuro da terra.

O solstício acontece quando a luz solar incide por mais tempo em um hemisfério do que outro. Isso ocorre por conta da inclinação da Terra em relação a seu próprio eixo. Dessa forma, no solstício de verão, o dia se torna mais longo do que a noite, e no solstício de inverno, a noite mais longa do que o dia.

Como veremos a seguir, a inclinação do eixo terrestre, associado ao movimento de translação de da Terra, é que explica que o Sol nasce em diferentes pontos do horizonte ao longo do ano.

Sua denominação atual, “João Pessoa”, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930, na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas.

Em regiões próximas ao Equador, o sol nasce às 6 da manhã e se põe às 6 da tarde/noite, com pouca variação durante o ano. Na região costeira entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, no entanto, alvorada e poente ocorrem bem mais perto das 5 do que das 6.

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia.

Localizada no extremo leste do país, a aniversariante desta quarta-feira (05.08), João Pessoa (PB), é conhecida como a “Porta do Sol”, por ser o primeiro local a amanhecer de todo o continente americano.

O Sol sempre nasce na direção leste mas não exatamente no ponto cardeal leste, que corresponde ao azimute 90 graus a contar do norte. A direção exata (ou o azimute exato) do nascer e do pôr do sol variam de acordo com a estação do ano e com a latitude do observador.

No Brasil o sol nasce no mar (leste) e se põe no continente, mas na praia do Engenho/Almada, pela geografia da península, o sol se põe no mar, num espetáculo raro e bonito.

Destino certo de pessoas de fora e de dentro do Brasil, é com certeza um local abençoado. Embora as praias da Barra e Itapuã sejam as mais conhecidas pelos turistas, há um ponto na orla baiana excelente para quem deseja curtir um pôr do sol na praia: a Ponta do Humaitá.