Por que o triângulo é um polígono?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta. Para ser polígono, esses segmentos de reta encontram-se apenas em suas extremidades, formando, assim, três vértices.

A classificação dos polígonos é utilizada para nomeá-los. Por exemplo, quando o polígono possui exatamente três ângulos, ele é chamado de triângulo; quando ele possui quatro ângulos, ele é chamado de quadrilátero. Acima de quatro lados, os polígonos são nomeados como pentágonos, hexágonos e assim sucessivamente.

Polígonos são figuras planas fechadas formadas por lados que, por sua vez, são segmentos de reta e não se cruzam em nenhum ponto. Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam.

A outra classificação baseia-se na comparação entre os lados. Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.

Polígonos são figuras geométricas planas, com lados, fechadas e formadas por segmentos de reta que não se cruzam. Eles são renomeados de acordo com o número de ângulos ou de lados, por exemplo: triângulo (3 lados), quadrângulos (4 lados), pentágono (5 lados), etc.

Os triângulos são os polígonos com o menor número de lados, pois apresentam apenas 3 lados. Os triângulos são considerados figuras geométricas muito simples. Por trás dessa simplicidade está uma das estruturas mais importantes da geometria.

Equilátero, isósceles e escaleno
Em relação aos lados, os critérios para classificar os triângulos são seus comprimentos, sendo: os três iguais, apenas dois iguais ou, nenhum igual.

O círculo não é um polígono porque polígonos são figuras geométricas que possuem lados formados por segmentos de retas. Esta é uma questão sobre figuras geométricas, que faz parte da geometria, área da matemática que estuda as formas geométricas, seus cálculos de comprimento, área e volume.

Polígonos são figuras planas e fechadas, ou seja, limitadas por segmentos de retas. Os polígonos têm como elementos: lados, vértices, ângulos e diagonais. Representação de um polígono. Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta.

O que são os polígonos:
De acordo com a quantidade de lados que as formam estas figuras possuem nomes e formatos diferentes. Uma característica importante para reconhecer um polígono é saber que seus segmentos de retas nunca se cruzam, exceto nas extremidades.

Em geometria, o quilógono ou quiliágono é um polígono de 1000 lados. A soma dos seus ângulos é igual a 179.640º.

O quadrado é um polígono de 4 lados. O quadrado é uma figura plana, classificado como polígono, composto por 4 lados e 4 ângulos congruentes entre si, ou seja, que possuem as mesmas medidas.

Não polígonos
São formas geométricas não delimitadas totalmente por segmentos de retas. Podem ser abertas ou fechadas.

Explicação: Para que uma figura fechada seja classificada como polígono, é necessário que ela seja formada por segmentos de reta que não se cruzam. Pois não são figuras fechadas, com lados (segmentos de reta) e linhas que não se cruzam, como a definição de polígonos em si.

Com relação aos lados, os triângulos podem ser:

  • Equilátero. Triângulos equiláteros são aqueles que possuem os três lados iguais (mesmo comprimento) e, consequentemente, três ângulos internos iguais de 60°. ...
  • Escaleno. ...
  • Isósceles. ...
  • Retângulo. ...
  • Acutângulo. ...
  • Obtusângulo.

Ninguém sabe ao certo quem o inventou originalmente, mas considera-se que seu criador começou a partir de um conjunto de motivos religiosos previamente existentes. O triângulo foi por muito tempo um símbolo da Santíssima Trindade Cristã, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Definição: Um triângulo é equilátero, se, e somente se, ele tem os 3 lados iguais. Obs.: Se o triângulo tem 3 lados iguais, então ele tem 2 lados iguais; logo, todo triângulo equilátero.

Propriedades dos triângulos
o lado menor é sempre oposto ao menor ângulo interior; o lado maior é sempre oposto ao maior ângulo interior; a soma dos ângulos internos é 180º; a soma dos ângulos externos é 360º.

A condição para que esses segmentos formem um triângulo é a seguinte: sempre que a soma das medidas dos segmentos que estão sendo girados for maior que a medida do terceiro segmento, é possível construir um triângulo.