Por que odeiam os ciganos?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Na média, eles são desproporcionalmente pobres. Precário padrão de condições de vida, inadequado acesso aos cuidados de saúde, baixa renda, alto desemprego e discriminação no acesso à educação são a realidade diária para muitos ciganos e viajantes.

Para muitos a palavra cigano é ofensiva. Por exemplo, em um dos dicionários da língua Romena, a palavra “tigan” (cigano) é descrita com uma conotação negativa “uma pessoa de pele escura” ou “uma pessoa com maus hábitos”.

De acordo com Cláudio Ivanovich, presidente da Associação de Preservação da Cultura Cigana de Curitiba, o preconceito vem de lendas e mitos sobre os ciganos, como o que associa esses grupos ao roubo de crianças.

Eles possuem um conjunto de crenças e princípios, mas não existe a figura de um deus (ou de deuses) em concreto, nem hierarquia religiosa. Os ciganos adotavam a religião do território por onde circulavam. Desta maneira encontramos ciganos católicos, ortodoxos, evangélicos, espíritas e muçulmanos.

Por que o casamento na adolescência é tradição cultural entre os ciganos? Rogério Ribeiro, que faz parte do grupo étnico e é ex-presidente do Instituto Cigano do Brasil, explica que a união afetiva nas comunidades ciganas começa na adolescência porque faz parte do ideal de crescimento e da construção de família.

O povo cigano, cujas origens remontam à Idade Média, constitui, na sociedade contemporânea, uma das etnias que mais sofrem com a aplicação da Lei estatal, considerada a premissa de territorialidade que lhe é inerente vis-à-vis a relação distinta daqueles povos com o espaço físico.

Os dois grupos ciganos principais no Brasil são os calon e os rom. Suas comunidades estão localizadas principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Alguns ciganos vivem fora da lei no Brasil. Isso acontece quando ocupam terrenos de maneira ilegal, não possuem documentos, não votam e não pagam impostos como os demais cidadãos.

Para se proteger antes de sair de casa
Como fazer: de pé ou sentado. Conecte a língua ao céu da boca. Inspire vagarosamente, segure a respiração um tempo e expire vagarosamente. Mentalmente afirme: “Estou escudado e protegido de todos os ataques e contaminações psíquicas, protegido de todo mal e perigo.

Infelizmente, não é possível tornar-se cigano num ritual, num curso, ou por qualquer outro meio. Nem por casamento. Ciganos são pessoas nascidas dentro das etnias ciganas. Como brasileiros nascem no Brasil e japoneses nascem no Japão.

Na umbanda, trabalha na linha do Oriente, com artifícios que remetem ao futuro, como cartas, leitura de mão, moedas. Além disso, ocupa uma posição de prestígio na gira do seu povo, é a primeira a incorporar e a última a desincorporar; auxilia os demais médiuns neste processo.

Para saber se a pessoa tem mesmo sangue cigano, existe um ritual onde deve-se caminhar descalço por uma ardente passarela de brasa. Aqueles que verdadeiramente possuírem sangue cigano e tiverem o dom de levar essa vida cheia de magia, geralmente não se queima.

Para os Ciganos, a morte ou luto pelo desaparecimento de uma pessoa da família, dura em geral muito tempo. Os ciganos acreditam na vida após a morte e seguem todos os rituais para aliviar a dor dos seus antepassados que partiram.

Anticiganismo ou Romafobia é a hostilidade, preconceito, discriminação ou racismo direcionado especificamente ao povo Rom (Roma, Sinti, Caló e Romnichals).