Por que olhar para as estrelas e olhar para o passado?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Ao olhar para o céu, vemos o passado de objetos distantes porque a luz pode levar até milhões de anos para sair de um corpo celeste e chegar à Terra. Só podemos enxergar os objetos que nos cercam porque eles estão emitindo ou refletindo luz, que, ao atingir nossos olhos, proporciona a formação nítida de imagens.

Não é bem assim... Não, elas existem, sim. A luz das estrelas distantes demora milhares de anos para chegar até a Terra mas, ainda assim, qualquer astro que você enxerga a olho nu está perto demais para ter morrido. Os astros mais brilhantes ficam a míseros 500 anos-luz da Terra.

À NOITE, PODEMOS VER A LUA E MUITAS ESTRELAS BRILHANDO NO CÉU. ALGUNS PLANETAS TAMBÉM SÃO VISÍVEIS A NOITE.

Um astrônomo ou astrónomo é um cientista que estuda corpos celestes como planetas, estrelas e galáxias.

Sempre que você olhar para as estrelas, pense em uma delas como minha alma.

Portanto, quando a luz da estrela atingiu sua retina, ela esteve viajando no espaço todo este tempo, que depende da distância que ela está. Por isso, podemos dizer que, ao observar cada estrela, estamos vendo um passado diferente do universo. É uma verdadeira “viagem no tempo” para o passado.

Não é possível ver estrelas durante o dia porque a luz do Sol é espalhada pela atmosfera da Terra, produzindo assim a luminosidade azul do céu diurno. Esta luminosidade nos impede de ver as estrelas durante o dia.

Então, sim, quando vemos a luz de uma estrela no nosso céu significa dizer que estamos vendo uma luz que só chegou aqui milhares de anos depois de ser emitida. Mas esse 'fenômeno' não é diferente do que experimentamos diariamente.

Apesar de comum, a metáfora “virou uma estrelinha” não é a melhor forma de contar a uma criança que alguém que ela gostava morreu. A principal dica para comunicar às crianças sobre a morte de alguém é ser sincero e literal.

Estrelas são grandes esferas compostas de gás Hélio e Hidrogênio em constante processo de fusão nuclear. Estrelas são estruturas gasosas compostas majoritariamente por hidrogênio e hélio e quase perfeitamente circulares em razão do seu grande campo gravitacional em todas as direções do espaço.

Quando uma estrela morre ela não some simplesmente. Estrelas passam por várias transformações surpreendentes, muitas delas explosivas!

À noite podemos observar muito mais, por exemplo, a Lua e suas fases, galáxias, planetas, estrelas cadentes. Tudo isso a olho nu, mas somente em regiões não completamente iluminadas e afastadas das cidades. Porém, se usarmos lunetas e/ou telescópios, conseguiremos ver muito mais, inclusive os anéis de Saturno.

Admirar o céu antes de iniciar o dia é uma ótima forma de gratidão à vida. Olhar o céu, as nuvens, a lua e as estrelas realmente faz com que eu me sinta calma e esperançosa. Quando sinto que estou ficando sem saídas, olho para o céu para lembrar que a vida é infinita. Por mais que a chuva venha sempre tem o céu azul.

Como podemos nos orientar por meio das estrelas? A direção que a estrela tomou em relação à sua posição original diz qual ponto cardeal está na sua frente. Se a estrela subiu, você está de frente para o leste. Se ela desceu, você está de frente para o oeste.

A sensação de deslumbramento e temor diante do exposto parece estar relacionada à atributos de personalidade cruciais para um convívio social mais inteligente: as pessoas pareciam mais éticas e generosas.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

As galáxias são conjuntos de estrelas, poeira, gases e matéria escura que formam o Universo. Elas podem ser elípticas, espirais, como a Via Láctea, ou possuir forma irregular. Galáxia do Triângulo ou Messier 33. As galáxias são sistemas formados por milhares a trilhões de estrelas, poeira, gases e matéria escura.