Por que os judeus não comem camarão?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

As regras são complexas. Camarão, lula e lagosta, por exemplo, não são kosher; para os judeus que observam estritamente as regras religiosas, da fauna aquática o cardápio só aceita espécimes com escamas e barbatanas. Porco e coelho, tidos como sujos, também não têm lugar à mesa.

Há 4 citações no Alcorão condenando a carne de porco porque o animal seria “impuro”. O mesmo ocorre na Bíblia. No Antigo Testamento, lá está em Deuteronômio (14:8): “Vocês não poderão comer a carne desses animais nem tocar em seus cadáveres”. O Levítico (11:7-8) arremata: “Considerem-nos impuros”.

Entre as carnes de animais terrestres, poderão ser kasher apenas as de ruminantes com casco totalmente fendido. As mais comumente consumidas são as de boi e carneiro. O porco, embora tenha o casco fendido, não é ruminante, portanto, não é kasher.

pão ázimo

Já entre os judeus, a Páscoa lembra a libertação dos hebreus do Egito, onde eram submetidos à escravidão por Faraó. Nesta celebração, a tradição judaica proíbe o consumo de massa fermentada, por isso os judeus comem o pão ázimo.

A culinária judaica é uma das mais saborosas e variadas que existem. Originalmente, essa cozinha enfatizava os sete elementos bíblicos citados no Deuteronômio: a cevada, o trigo, a azeitona, o figo, a romã, a tâmara e as ervas.

Você sabe o que significa Kosher? O termo é usado para descrever o alimento permitido de acordo com as leis alimentares judaicas. E os Leites UHT Piracanjuba Kosher contam com o acompanhamento presencial de um fiscal Rabino, que produz lotes específicos.

Kosher: o que é
O Kosher se refere à alimentação permitida dentro do kashrut ou cashrut, nome dado às regras alimentares descritas na lei judaica. Tais regras se referem aos alimentos permitidos e não permitidos, forma de preparo, ocasiões de consumo e, no caso de carnes, o modo de abate dos animais.

Antes de comer o pão temos que fazer ” Netilat Yadaiim “. Enchemos uma caneca ou copo com água e jogamos essa água três vezes consecutivas sobre cada mão até o pulso, iniciando pela mão direita (o canhoto inicia pela mão esquerda).

Em geral, não há consumo da parte traseira do animal devido à presença do nervo ciático, proibido na dieta judaica ortodoxa.

O sangue do animal deve ser completamente retirado, este processo é conhecido como kasherização. De forma alguma as carnes podem ser preparadas, servidas ou consumidas com leite ou seus derivados, assim como, não utilizar os mesmos utensílios para o preparo de carne e alimentos com leite.

Para os judeus ortodoxos, o descanso deve ser absoluto. Como no passado, não se podia fazer fogo aos sábados, hoje, eles não usam energia elétrica. É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Não é permitido também fazer os empregados trabalharem nesse dia.

A Torá proíbe "fervilhar o cabrito (cabra, ovelha, bezerro) no leite de sua mãe". Embora a Bíblia hebraica não forneça uma razão, tem sido sugerido que a prática foi percebida como cruel e insensível.

Animais puros e impuros
Devem considerá-los impuros. Dos animais que vivem na água, podem comer de todos os que têm barbatanas e escamas, quer sejam do mar quer sejam dos rios. Mas dos répteis e animais que vivem na água e que não têm escamas e barbatanas não devem comer; são uma coisa imunda.

Pão

#1. Pão e Vinho. O pão é considerado um alimento sagrado.

O termo hebraico kosher ou kasher significa “bom” e “próprio”, sendo utilizado para designar alimentos preparados de acordo com as leis judaicas de alimentação, denominadas Kashrut. A Torá exige que bovinos e frangos sejam abatidos de acordo com essas Leis, num ritual chamado Shechita.

Charada. Qual é o alimento mais sagrado do mundo? Resposta: Amén-doim.

Para os judeus ortodoxos, o descanso deve ser absoluto. Como no passado, não se podia fazer fogo aos sábados, hoje, eles não usam energia elétrica. É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Não é permitido também fazer os empregados trabalharem nesse dia.

O que é o Shabat? O Shabat começa com o pôr do sol da sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado. É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total.

Kosher, ou kasher, significa apropriado, adequado e legítimo. Ou seja, os Vinhos Kosher são rótulos adequados para o consumo dos judeus. As Leis Dietéticas Judaicas não são aplicadas apenas aos vinhos, mas a todos os tipos de comidas e bebidas consumidas pelos judeus.