Por que os telefones celulares podem causar dermatite alérgica?

Perguntado por: odantas9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

"A alergia resulta de contato freqüente da pele com objetos que contém níquel. Contato prolongado ou repetido com um telefone que contém níquel é a causa mais provável da reação da pele naqueles que são alérgicos", afirmou Graham Love, da Associação Britânica de Dermatologistas.

A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia.

A dermatite de contato pode ser causada por agentes irritantes (p. ex., plantas, sabonetes, produtos químicos, líquidos corporais) ou por alérgenos. Os sintomas podem incluir predominantemente dor (para dermatite de contato irritativa) ou prurido (para dermatite de contato alérgica).

Alguns fatores podem agravar ou desencadear a dermatite atópica e incluem: 1) sudorese excessiva (ambiente quente, variações repentinas de temperatura e roupas quentes), 2) baixa umidade no ambiente (aumenta o ressecamento da pele), 3) roupas de lã, tecidos sintéticos e ásperos (aumentam o prurido), 4) banhos longos ...

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

Dermatite de contato
Também chamada de dermatite alérgica, surge após a exposição a um agente causador de irritação ou alergia, causando manchas vermelhas na pele, coceira e descamação.

É uma ocorrência crônica e sua manifestação é desencadeada de maneira irregular, quando o organismo entra em contato com algum agente externo que funciona como alérgeno. O início da reação costuma ser progressivo e geralmente dura de sete a dez dias quando tratada adequadamente.

O tratamento da dermatite alérgica deve ser feito com orientação do dermatologista, que pode indicar o uso de pomadas corticóides ou antialérgicos orais, além de evitar o contato com a substância a que se é alérgico e, por isso, pode ser necessário fazer um teste de alergia, de forma a identificar a substância que está ...

A alergia de pele pode persistir por dias, semanas ou meses, em casos de maior duração é importante procurar um dermatologista ou alergologista.

Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate. Geralmente, esses alimentos podem ocasionar alergias.

Prognóstico de dermatite atópica
A dermatite atópica frequentemente se atenua quando as crianças atingem os 5 anos de idade. Entretanto, os surtos são comuns por toda a adolescência e até a fase adulta.

De acordo com a médica, a dermatite atópica é uma doença crônica. Esse problema faz com que a pele não consiga se manter hidratada, impedindo a barreira cutânea de ficar íntegra. “Isso significa que a sua estrutura tem uma deficiência e fica constantemente inflamada”, explicou a especialista.

Um ótimo remédio caseiro para dermatite de contato é tomar um banho com farinha fina de aveia, que pode ser comprada em farmácias, porque ela ajuda a aliviar a coceira e a irritação provocadas pela dermatite de contato.

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...

  1. Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  2. Aplique pressão. ...
  3. Distração. ...
  4. Loções. ...
  5. Anti-histamínicos. ...
  6. Óleo de coco.