Por que praticar o tênis?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Isso faz com que a cada batida na raquete, o seu corpo tenha que trabalhar para favorecer a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio. O melhor é que esses benefícios podem ser usados em momentos que vão além das quadras de tênis!

Tênis é um esporte praticado entre dois oponentes ou duas duplas de oponentes em uma quadra dividida por uma rede, onde os jogadores usam raquetes para rebater uma pequena bola de um lado para o outro.

Os fundamentos forehand, backhand e saque representam as armas mais poderosas do jogo de tênis, o domínio desses fundamentos é de suma importância para que se tenha um resultado satisfatório. As fases dos fundamentos devem ser treinadas separadamente para que haja um entendimento dos mesmos, e consequente evolução.

O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa).

O tênis de mesa, também conhecido como pingue-pongue, é o jogo em que duas pessoas ou duplas usam raquetes de madeira para passar uma bolinha de um lado a outro de uma rede instalada em uma mesa. O nome pingue-pongue deve-se ao barulho que a bola faz ao bater na raquete e na mesa.

A prática do Tênis de Mesa poderia auxiliar o educador na conscientização dos educandos, explicitando os benefícios para a saúde, como qualidade de vida e desempenho corporal, que o beneficiará não somente nas aulas de Educação Física, mas sim em todos os campos da aprendizagem e da vida cotidiana.

4 fatos sobre a história do tênis

  • A origem do tênis é francesa. Segundo historiadores, a história do tênis começou no norte da França, nos idos do século XII. ...
  • O primeiro jogador de tênis conhecido foi um rei. ...
  • As raquetes só apareceram no século XVI. ...
  • O tênis moderno vem da Grã-Bretanha.

“O tênis acaba sendo vinculado à elite, porque são apenas dois jogadores na quadra. E se você vai jogar, acaba tendo que dividir o aluguel do espaço entre dois atletas. Alguns estados têm quadras públicas, mas a maioria não.

Aprenda as regras básicas do tênis.

  • Sets. Um jogo de tênis é divido em 3 ou 5 sets. ...
  • Games. Os games são disputados por pontos que são contados em 0, 15, 30 e 40. ...
  • Tie break. Quando um set fica empatado por 5 games a 5 a partida vai para o tie break, onde cada jogada vale um ponto. ...
  • Saque. ...
  • Linhas.

Acredita-se que os antigos jogos praticados, com bola, pelos egípcios, gregos e romanos, tenham sido os precursores do jogo de tênis. As origens mais próximas da forma atual do jogo surgiram na França, no século XIII ou XIV através do ¨Le Jeu de Paume¨ (jogo com a palma da mão).

A história do tênis no Brasil começou no fim do século 19, por meio de ingleses que vieram ao país para fazer a urbanização das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Eles trouxeram raquetes e bolinhas, e começaram a popularizar o esporte no país.

Os principais equipamentos de tênis de mesa: mesa, bola e raquete.

O jogador de ping pong profissional no Brasil é chamado de mesa-tenista, já nos outros países é chamado de Table Tennis Player.

a China

Um marco importantíssimo, já que atualmente a China é a grande potência da modalidade. Ainda assim, foi na Europa que surgiu a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês), em 1926.

Na maior parte dos casos, as regras do tênis apontam para um jogo disputado em melhor de três sets. Ou seja, o vencedor precisa vencer dois deles para derrotar o adversário. O terceiro só é disputado caso a partida fique empatada em 1×1. Em alguns casos específicos, a partida pode ser disputada em melhor de cinco sets.

O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha e só deve ser vermelho vivo ou preto. A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada, e essas cores só podem ser preto e vermelho vivo. Não é permitido jogar com o lado de madeira. 1.

O objetivo do tênis de mesa é conquistar pontos em relação ao adversário, ganhando sets ímpares. Assim, para atingir esse objetivo, os mesatenistas (nomenclatura que designa os/as jogadores/as) fazem uso de dois fundamentos principais: o saque e a recepção.

O tênis de mesa também é muito importante na formação do indivíduo perante a sociedade, pois possui em sua essência aspectos de disciplina, respeito, colaboração, companheirismo e, principalmente, ética essenciais ao desenvolvimento das crianças e dos jovens.

O tênis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado, objetos do dia a dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.

E vale dizer que os benefícios gerados por essa atividade física são muitos. Além de trabalhar diversos músculos do corpo, há também uma melhora no condicionamento e na concentração.
...
6 Benefícios do tênis de quadra

  1. Emagrecimento. ...
  2. Musculatura. ...
  3. Saúde cardiovascular. ...
  4. Coordenação motora. ...
  5. Disciplina. ...
  6. Reflexos.

O esporte é disputado por dois ou quatro jogadores dentro de uma quadra, que pode ser feita de grama, piso duro ou saibro (terra batida). Basicamente, o objetivo do jogo é rebater a bola com a raquete para o lado do adversário, a fim de marcar pontos.