Por que que o mel vira açúcar?

Perguntado por: scampos . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Com o tempo e sob a influência da temperatura ambiente, as moléculas de glicose podem se separar da frutose, transformando-se em pequenos cristais de açúcar. Por isso, quando o seu mel começa a apresentar algumas partículas sólidas, isso significa que ele está passando pelo processo de cristalização.

O mel falsificado endurece, formando uma pedra de açúcar desigual com grandes espaços manchados de branco aspectos arenosos e odores enjoativos. Portanto, ao contrário do que se diz, mel verdadeiro cristaliza sim.

Você só vai precisar de 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta colocar uma colher (de sopa) de mel em um copo de água. Dica: se o mel for puro, ele permanecerá no fundo. Caso ele seja falsificado, o mel se dissolverá na água.

Afinal, por que o mel açucara? Isso é bom mesmo? Sim, é muito bom sinal. O mel fica assim porque contém 30% de glicose, um açúcar que tende a formar cristais sólidos.

Então, sim! É normal o mel cristalizar e podemos dizer que isso acontece quando o mel deixa a sua forma líquida e fica com uma textura mais consistente e dá a impressão de estar cheio de cristaizinhos.

Como amolecer o mel cristalizado
A forma mais simples de deixar o mel cristalizado como novo é pelo banho-maria: aqueça um pouco de água em uma panela e, sobre ela, coloque um recipiente de vidro com o mel. Mantenha o fogo baixo e, com uma espátula, vá mexendo o mel até que os cristais fiquem completamente dissolvidos.

O teste mais simples de todos para identificar se o mel é totalmente puro é colocar algumas gotinhas em seu dedo. Resultados: Se o mel deslizar no dedo como um líquido, significa que não é puro e tem adição de açúcar para preservar seu sabor.

Também não é recomendado guardar o mel na geladeira, pois ele ficará mais sólido. Dessa maneira nem sempre estará pronto para o consumo na forma líquida. Prefira recipientes que sejam bem vedados, evitando a entrada de ar.

Quando estragado, o mel apresenta maior concentração alcoólica, produzindo um cheiro bem forte e característico. Caso não seja uma mudança visível, você pode detectar a validade do mel ao sentir um gosto azedo ou ácido no alimento. Na dúvida, fique de olho no prazo de validade indicado na embalagem do produto.

Quanto mais escuro o mel, mais rico em minerais, conseqüentemente sabor e aroma mais forte. O mel claro é considerado pobre em minerais e apresenta sabor e aroma mais agradável. O aroma e sabor do mel são o da flor de origem, vai do doce suave ao doce forte e podendo apresentar sabor ácido ou amargo.

R$ 41,53.

Seja em um tom de amarelo claro, em uma paleta avermelhada ou até mesmo sendo quase marrom ou preto. O fato é que o mel de abelha conta com mais de 256 cores, com sabores e propriedades diferentes.

Claro, o óleo tem outra propriedade que é o fato de ele não se misturar com a água… Já o mel é mais denso, mais pesado que a água, por isso ele fica no fundo do copo.

Benefícios do Mel para saúde
São muitas as vantagens que o mel pode trazer ao nosso organismo quando incorporado de forma equilibrada no dia a dia. Ele é um alimento muito rico em nutrientes, sendo os principais a vitamina C e os minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco.