Por que usar modo noturno?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

O modo escuro, também conhecido como modo noturno, é um recurso que permite escurecer os menus e telas do sistema no seu smartphone. Por reduzir a claridade no display do seu aparelho, o recurso traz mais conforto para os olhos, principalmente durante a noite.

Modo noturno, presente em celulares e outros dispositivos, pode ajudar contra efeitos nocivos na pele, mas não tem efeito comprovado na melhoria da qualidade do sono. A luz azul emitida por celulares, computadores e TVs danifica também a pele do rosto, e não apenas os olhos.

Podemos assim compreender que: o modo escuro não é o melhor para todos, o tema claro será mais confortável para uma parcela de usuários, o tema escuro será mais indicado para outra parcela de usuários, e a escolha a cada um dependerá de sua condição e manutenção de saúde da visão.

Segundo pesquisas feitas pela Google, foi confirmado que usar o Dark Mode em telas OLEDs é uma grande ajuda para uma maior vida útil da bateria dos smartphones. Eles realizaram um experimento utilizando o aplicativo do Youtube com 50% do brilho no modo escuro e a economia de bateria em relação ao modo claro foi de 15%.

Na verdade, a nossa visão é beneficiada com tons escuros somente quando estamos em ambientes com pouca — ou nenhuma — claridade. A predominância da cor branca com texto em preto, no entanto, proporciona melhor leitura, independentemente do ambiente.

Alternando para o tema escuro, os dispositivos economizaram bem menos que o esperado, entre 3% a 9% de bateria. No entanto, esse valor subiu para 47% com brilho no máximo. Dados obtidos pelo estudo (Imagem: Reprodução/How much battery does dark mode save?)

quando você ativa o modo escuro. a cor preta é desligada da tela do seu aparelho. nas telas o led. fazendo com que a sua tela gaste menos energia.

No desenvolvimento, na IDE, uso sempre o padrão (branco), e sempre, todos os dias sem exceção, percebo um grande cansaso na vista. Li que o branco é uma das cores que mais "agridem" os olhos, e que cores como preto, aqua, tendem a ser melhores para o "descanso" da vista.

Usar o modo noturno não é tão recomendado quando se tem luz do dia.

Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.

Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha. Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite.

A pesquisa, que foi divulgada em Julho de 2021 durante a conferência MobiSys '21, indicou que o gasto de energia de telas OLED varia entre 44% e 73% da carga total quando o dispositivo está no modo claro e com o brilho no nível máximo. Contudo, no modo escuro foi registrado um gasto médio de 42%.

Brilho. O brilho também parece ser uma configuração relativamente previsível, mas não é. A verdade é que quanto mais baixo você conseguir manter o brilho, melhor.

Depois do branco, as cores que mais gastam bateria ao serem exibidas extensivamente na tela de um celular são: azul, verde e vermelho. O preto vem bem atrás dessas, consumindo seis ou sete vezes menos energia que o branco.

Os testes revelaram que o modo escuro chega a economizar entre 39% a 47% de energia quando é executado no brilho máximo do display OLED. No entanto, como a maioria dos usuários são acostumados a utilizar seu smartphone com brilho entre 30% a 50%, essa economia de energia cai para ínfimos 3% a 9%.