Por que Zeus traia tanto Hera?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 1 de março de 2023
4.7 / 5 13 votos

Por que Zeus trai a esposa de forma tão sistemática? Hera acredita que tudo seja culpa da incontrolável vulnerabilidade masculina ao prazer carnal. Mas o rei dos deuses não concorda. “Na verdade, o prazer no homem é muito mais tedioso e fraco do que aquele que vocês mulheres compartilham”, diz, para a raiva de Hera.

Hefesto

Dioniso o embebedou e levou-o de volta para o Olimpo no lombo de uma mula. Hefesto tirou Hera do trono após ter sido dado Afrodite como sua esposa.

Zeus casou diversas vezes. Suas esposas foram Métis, Têmis, Dione, Eurínome, Mnemosine, Leto, Deméter e Hera, sendo essas duas últimas suas irmãs. A união com Hera foi chamada de “sagrada”, por ter sido a definitiva. Mesmo assim, Zeus teve muitas amantes entre as mulheres mortais e semideusas.

Afrodite

Como mencionado, na mitologia grega, Afrodite era considerada a deusa mais bela e capaz de seduzir tanto homens quanto os deuses.

Foi devorada por seu pai, mas foi libertada por Zeus, inicialmente seu irmão. Apesar de todos esses atributos de Hera, ela ficou marcada na mitologia grega por ser uma deusa ciumenta e vingativa. Isso aconteceu porque Hera era constantemente traída por seu marido, Zeus.

Hefesto

Hefesto era filho de Zeus e Hera. Como nasceu meio feioso, Hera o rejeitou e o lançou ao mar, o que pode ter causado um ferimento na perna que o deixou manco pelo resto da eternidade.

Do casamento com Hera nasceram seis filhos: Ares (deus da guerra e da violência), Hebe, Hefesto (deus do fogo e dos vulcões), Angelos, Ilítia e Éris. De qualquer forma, Zeus teve diversos casos extraconjugais, e desses envolvimentos uma série de filhos nasceram, sendo que ele possuía dezenas deles.

Hera é representada como uma mulher jovem e bonita. Numa das mãos ela segura um Romã, símbolo da fertilidade; e em outra, sustenta uma cápsula de ópio. Seu animal sagrado é o pavão, e portanto, muitas vezes ela é representada com penas dessa ave.

Muito vaidosa, Hera tinha raiva de Afrodite, pois queria ser mais bonita do que a deusa do amor.

Atena, a deusa grega da sabedoria, justiça e artes. Filha de Zeus e deusa mais poderosa do panteão grego, Atena é protetora dos heróis, arquitetos, poetas e filósofos. A deusa grega era conhecida por sua força e poder de transmutação.

O próprio Hércules era seu filho ilegítimo, fruto de relações de Zeus com a mortal Alcmena. Na ocasião, o deus fingiu ser seu marido Amphitryon para poder dormir com ela.

Hércules

O semideus mais forte do mundo
Hércules é um herói da mitologia greco-romana, um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Ele é conhecido por uma força incomum e pelas doze atividades que fez para se redimir de ter matado sua mulher e seus filhos em um ato de loucura causado pela deusa Hera.

Zeus casou-se com Métis (deusa da prudência) que lhe deu a filha Atena (deusa da sabedoria, da guerra e da beleza). Sua segunda esposa foi Têmis (deusa da justiça) com quem teve as filhas Moiras e Horas.

Atena

A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes.

Atena. Padroeira da cidade de Atenas, Atena era muito popular entre os gregos. Ela era conhecida por dotar os homens de sabedoria e conhecimento em várias áreas da ciência e das artes, além de ser a deusa da estratégia militar.

No entanto, a deusa foi traída por Hades por duas vezes. A primeira aconteceu quando ele se relacionou com a ninfa do Cócito, já a segunda ocorreu quando ele se apaixonou por Leuce, filha do Oceano.

Afrodite traía Hefesto com frequência e o seu principal caso era com Ares, o deus da guerra. Hefesto descobriu o envolvimento extraconjugal de sua esposa quando Hélio, deus do Sol, contou para ele o que estava acontecendo. Hefesto então criou uma armadilha para prender Afrodite e Ares na cama quando estivessem juntos.

Hefesto

Hefesto era visto como o deus mais feio da mitologia grega e ainda, tinha uma deficiência: era coxo (manco). Sua representação mais comum é de um homem nu, com barba, e que muitas vezes aparece segurando algum objeto utilizado pelos ferreiros.