Porque 1 cm3 é equivalente a um mililitro?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

1 cm³ é igual a 1 ml porque a definição de ambas as unidades é baseada no sistema métrico, que é um sistema de medidas que utiliza o metro como unidade base. 1 cm³ é igual a 1 ml porque ambas as unidades são medidas de volume que correspondem a um cubo com 1 cm de lado.

O centímetro cúbico (cm3) é o volume de um cubo cuja aresta meça 1 cm. Agora acompanhe o raciocínio: Um decímetro cúbico corresponde a mil centímetros cúbicos (1 dm3) = (1000 cm3). O mililitro (mL) é a milésima parte do litro e, assim, um litro corresponde a mil mililitros (1L = 1000 mL).

[Metr.] Unidade de medida de capacidade que equivale a um milésimo de litro. Exemplo de uso da palavra Mililitro: O símbolo do mililitro é ml.

Como estabelecido internacionalmente, cada metro cúbico equivale ao volume de um cubo que possui arestas de 1 metro. Esse volume, por sua vez, corresponde a 1000 litros (L) – ou seja, 1 m^3 equivale a 1000 L.

O mililitro é uma medida de capacidade.

A principal unidade usada para medir a quantidade de líquido que cabe em um recipiente é o litro (L). Para quantidades menores que 1 litro usamos o mililitro (ml). Um litro é composto por 1.000 ml, ou seja, mil mililitros foram 1 litro.

O milímetro (mm) é uma unidade de comprimento do sistema métrico, equivalente a um milésimo de um metro. Já o mililitro (ml) é uma unidade de volume e equivale a um milésimo do litro.

1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml). Uma lata de refrigerante contém 350 ml de líquido, dessa forma podemos dizer que o seu volume é igual a 350 cm³.

Portanto, já vimos que 10 mm correspondem a 1 cm, e com isso já podemos calcular como converter uma unidade para a outra. Basta aplicarmos uma regra de três simples. Simplificando a regra de três, chegamos à conclusão que basta dividirmos o valor por 10 para converter milímetros em centímetros.

Para calcular o volume do cubo, basta elevarmos o comprimento da aresta a três.

Os múltiplos e submúltiplos do litro são: quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal), decilitro (dl), centilitro (cl), mililitro (ml).

Resumindo, capacidade é o volume interno de um recipiente. As unidades de volume mais utilizadas são o metro cúbico ( ), o decímetro cúbico ( ) e o centímetro cúbico ( ). As medidas de capacidade mais utilizadas são o litro ( ), o decilitro ( ) e o centilitro ( ).

1.000 litros

Um metro cúbico corresponde a 1.000 litros.

O quilograma por metro cúbico é a unidade derivada do Sistema Internacional de Unidades para massa específica. Corresponde à massa de 1 kg que ocupa o espaço de 1 m³.

A relação entre o decímetro cúbico (dm3) e o litro (L) é a seguinte:1 l = 1 dm3. Para medirmos a capacidade, podemos utilizar o metro cúbico e o litro.

Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.