Porque a água do Jorro é quente?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

A água quente, verdadeiro “geiser” emana de uma profundidade de quase 1.900 metros (para ser exato 1.861.41 metros) de uma reserva hídrica considerada por especialistas como inesgotável. As águas do Jorro resultam da combinação de dois lençóis freáticos que apresentam grande pressão.

A Estância Hidromineral de Caldas do Jorro é bastante frequentada por pessoas que passam pelo local e aproveitam para tomar uma ducha terapêutica gratuita. Acredita-se que as águas termais que saem da fonte a uma temperatura de 48 °C podem curar estresse, doenças de pele, problemas de estômago, entre outros.

A cada 30 metros, a água é aquecida em aproximadamente 1 ºC, devido à proximidade com o centro da Terra, ganhando assim pressão para retornar ao solo e se misturar com a água fria do lençol freático, resultando nas nascentes do Rio Quente e em sua temperatura elevada.

A potabilidade da água é ótima, com TSD de 267mg/l. Hoje é um pequeno balneário, muito freqüentado pela população da região e pelos turistas que se hospedam em Caldas do Jorro. O Jorrinho consiste apenas em uma pequena vila com uma praça, onde se concentram os principais bares e as bicas.

Diferentemente do que se acreditava, as águas termais da região de Caldas Novas não são quentes por causa de um vulcão extinto, mas sim por causa da temperatura natural no interior da terra.

Por muito tempo, acreditou-se que as águas quentes que brotam do chão no pé da Serra de Caldas Novas, no interior de Goiás, eram fruto de algum vulcão extinto. No entanto, após diversos estudos e análises, chegou-se a conclusão de que o aquecimento é feito pelo calor da Terra.

Gêiseres são buracos que liberam fortes jatos de água quente e vapor de dentro da terra e só acontecem em áreas com vulcões ativos. Isso porque os gêiseres precisam do magma incandescente para existirem. O calor liberado pelo material aquece a água da chuva ou de neve derretida que entra no subsolo.

Mas afinal, porque as águas termais de Olímpia são quentes? Olímpia está localizada em uma estância termal,que são áreas onde a rocha e o solo são mais finos, permitindo que a água de chuva que não escoa para rios e oceanos se aqueça mais facilmente.

A estância hidrotermal de Caldas do Jorro é famosa pelo poder curativo das fontes e dos poços da praça Ana Oliveira. As águas, com temperatura média de 48 graus, são saboreadas nas bicas, enquanto quem quer aliar saúde e relaxamento não abre mão dos banhos termais.

“A água termal oferece diversos benefícios à saúde como o tratamento de patologias relacionadas ao sistema circulatório, respiratório, osteomuscular e até mesmo dermatológico.

Ingerir dois litros de água termal por dia ainda auxilia no processo de desintoxicação. Todos estes benefícios podem ser experimentados nas banheiras e piscinas com águas termais do Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA.

rio peruano

O mistério do rio mais quente do mundo: conheça o rio peruano que ferve. Shanay-timpishka, o rio peruano que ferve no meio da Amazônia, foi uma lenda por muito tempo.

a corrente marítima que corre pelo nordeste é a chamada Corrente do Brasil, que vem de regiões quentes da África e segue de norte em direção ao Sul. Essa corrente é de águas quentes.

Algar

Inaugurado em 1997, o Hot Park é controlado pelas holdings Algar, de Uberlândia (MG), e FLC Participações e Investimentos S/A, de Goiânia.

doenças reumáticas, problemas de articulações, laringite, bronquite, sinusite, diabetes, asma, colites, problemas de pele, intoxicações e inflamações. Também atua como cicatrizante desintoxicante e estimula o metabolismo.

Nunca beba água de uma fonte natural que você não purificou, mesmo que a água pareça limpa. A água em um riacho, rio ou lago pode parecer limpa, mas ainda pode estar cheia de bactérias, vírus e parasitas que podem resultar em doenças de veiculação hídrica, como criptosporidiose ou giardíase.

As águas sulfurosas são particularmente indicadas nas afecções catarrais, atuando mesmo quando usadas internamente devido à eliminação do enxofre pelos bronquios.