Porque a boca do bebê treme quando mama?

Perguntado por: sgoulart . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Ao avançar e retrair a mandíbula, o bebê exercita todo o sistema muscular, preparando a boca para a função mastigatória e respiratória.

“Pode ocorrer por causa do frio ou mudança brusca de temperatura, durante um momento de febre ou em alguns casos por questões neurológicas”, observa a pediatra Flavia Oliveira da Clínica MedPrimus. Além disso, nos primeiros meses de vida o bebê tem alguns reflexos neurológicos normais que podem surgir como tremores.

Causas do Tremor nos Lábios
Em geral, o espasmo nos lábios é comum e não tem causa definida. Essa situação pode ser agravada pelo frio, pela idade ou pelas sensações de medo e ansiedade. Nesses casos, a tremedeira não tende a evoluir para nenhum outro quadro que ameace a saúde.

Convulsões no bebé recém-nascido: sintomas e causas

  1. Olhar parado ou desvio ocular não alterável pela estimulação;
  2. Apneia;
  3. Tremor grosseiro das extremidades que não para com a contenção;
  4. Pestanejo repetitivo;
  5. Movimentos de mastigação persistentes e repetitivos;
  6. Movimentos convulsivos tónico/clónicos.

Esse tremor pode ser intensificado por ansiedade, estresse e certos medicamentos (alguns citados acima), assim como alterações metabólicas. Pacientes com tremores que vêm e vão com ansiedade, uso de medicamentos, ingestão de cafeína ou fadiga muscular em geral trata-se de tremor fisiológico exacerbado.

O geniospasmo hereditário é uma doença do movimento caracterizada por episódios de tremor involuntário do queixo e do lábio inferior.

Quando bebês mais velhos ou crianças pequenas têm convulsões, eles costumam ter os sintomas característicos, como tremores ou movimentos súbitos de uma parte ou de todo o corpo, mas os recém-nascidos podem apenas estalar os lábios, mastigar involuntariamente ou perder todo o tônus muscular periodicamente.

Dor causada por gases
Você vai notar que o bebê se "espreme" e se contorce, e parece ter alívio quando solta um pum ou quando consegue fazer cocô. Ele também pode começar a chorar no meio de uma mamada. Algumas sugestões: Ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada.

Previna espasmos durante o sono do bebê O recém-nascido não tem controle pleno dos membros. Por isso, é comum ele se assustar quando tem um espasmo e acabar acordando com o movimento involuntário.

O que é síndrome de West? A síndrome de West (CID 10 – G 40.4) é uma das encefalopatias epilépticas que surgem na lactância, sendo caracterizada por espasmos infantis, interrupção do desenvolvimento e uma alteração específica no eletroencefalograma, chamada de hipsarritmia.

Os principais sintomas de um espasmo muscular incluem tipicamente dor aguda nas costas ou no pescoço, dependendo do local da lesão ou da condição subjacente, acompanhada por uma sensação de aperto muscular intenso, que pode ocorrer em “ciclos” que duram de alguns segundos a vários minutos.

As principais causas estão associadas a fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, atividade física excessiva e desidratação, privação de sono, deficiência de nutrientes, excesso no consumo de cafeína e uso de medicamentos.

O espasmo hemifacial é um espasmo voluntário indolor de um dos lados do rosto devido à disfunção do 7º nervo craniano (facial) e/ou da área do cérebro que o controla (chamada centro ou núcleo).

Crise convulsiva febril
É a causa mais comum de convulsão em crianças. Mais frequente entre 6 meses e 5 anos. A chance de recorrência é maior quanto menor for a criança. A causa é desconhecida: parece que a febre diminui o limiar convulsivo em crianças susceptíveis.

As convulsões no período neonatal (período antes dos 30 dias de vida) podem ter várias causas: injúria hipoxico-isquêmica (falta de oxigenação no cérebro), hipoglicemia, hiponatremia, infecção, fazer parte de uma síndrome epiléptica... ou seja, são muitas possibilidades etiológicas (muitas causas).

Sintomas e Indícios de Convulsões em Bebês e em Crianças

  1. Cefaleia;
  2. Dor na língua, caso tenha mordido durante a crise;
  3. Fadiga;
  4. Fraqueza;
  5. Lesão nos ossos ou nas articulações;
  6. Suor excessivo (consequentemente, acabam molhando a cama);
  7. Tensão muscular;
  8. Tontura.

Os dois tipos de tremor incluem:

  • Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca.
  • Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.

Sinais e sintomas dos espasmos infantis
Os espasmos começam com contrações súbitas, rápidas e tônicas do tronco e dos membros, às vezes por vários segundos. Os espasmos variam de acenos sutis de cabeça até contrações do corpo todo. Eles envolvem flexão, extensão ou, mais frequentemente, ambos (misto).

Espasmos infantis são convulsões caracterizadas por flexão súbita dos membros superiores, seguida de flexão do tronco, extensão dos membros inferiores e hipsarritmia ao eletroencefalograma (EEG). O tratamento consiste em hormônio adrenocorticotrófico, corticoides orais ou vigabratina.

Os sinais de que seu filho está tendo uma crise, portanto, são: quedas seguidas de contrações musculares fortes e rítmicas; convulsão; transpiração excessiva com movimentos anormais e involuntários e alterações na boca. É importante ressaltar que embora a criança pareça sentir dor, ela não está, pois está desacordada.