Porque a caixa não está fazendo Pix?

Perguntado por: egentil9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Quando o Pix está fora do ar, pode se tratar apenas de uma instabilidade no app da sua instituição financeira. Nesse caso, o problema pode ser resolvido em pouco tempo ou em algumas horas.

Segundo o banco, medida visa ampliar o prazo para que os clientes possam se adequar e receber esclarecimentos. A Caixa Econômica Federal suspendeu a cobrança do Pix para Pessoa Jurídica, que seria feita a partir do dia 19 de julho.

Em nota, a Caixa afirmou que houve instabilidade no sistema pela manhã, mas que a falha já havia sido resolvida. "A Caixa informa que o acesso aos sistemas do banco apresentou indisponibilidade no final da manhã e, no momento, opera dentro na normalidade", diz o texto.

Geralmente, este problema ocorre pela falta de saldo suficiente na conta, porque a conta de quem vai receber está indisponível ou não existe, por falha técnica ou porque a pessoa ultrapassou o tempo limite. A instituição deve avisar que a transação não foi completada, e deve indicar qual foi o problema.

Como consultar o Pix? Você deve entrar no Registrato, do Banco Central, e consultar todas as chaves que estão cadastradas em contas com o seu CPF.

Quais são os valores dos limites diários disponíveis para realização de um Pix?

Faixas de horárioInternet Banking e App CAIXAApp CAIXA - smartphone validado pelo Mobile Forte
06h01 às 22hR$5.000R$30.000² R$60.000³
22h01 às 00hR$3.500R$3.500
00h01 às 06hR$1.500R$1.500

Durante a noite, entre as 20h e as 6h, o limite de transferência Pix, a princípio, é de R$ 1 mil. Essa medida busca reduzir os riscos de fraudes e atividades criminosas associadas às transações financeiras realizadas no período noturno.

Alguns problemas podem causar demora nas transferências Pix. Em alguns casos, é necessário aguardar pelo menos uma hora. Essa demora pode ser causada por inconsistências no sistema do Pix ou no sistema do seu banco, por diversas causas, até mesmo por estar sendo muito usado no momento.

Atualize o app do Caixa Tem
Na maioria das vezes, basta atualizar o Caixa Tem para a versão mais recente que os problemas de funcionamento são solucionados. Neste caso, é só abrir a loja de aplicativos do seu celular — Play Store (Android) ou App Store (iOS) — e procurar por updates pendentes.

3 – Saldo insuficiente
Acontece quando o valor da compra é superior ao permitido no cartão de crédito ou não há saldo suficiente na conta do cliente.

Mais conveniência no seu dia. A Agência Digital CAIXA está disponível para atendimento das 08 às 18h. Entre em contato com seu gerente por WhatsApp pelo número 0800 104 0 104, por e-mail, ou pelos telefones 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0 104 (demais regiões).

O Internet Banking da Caixa funciona apenas quando os cookies do navegador estão ativados. Caso estejam bloqueados, a página exibe a mensagem “Sistema temporariamente indisponível”. Para ativá-los, abra as configurações de seu navegador e encontre a opção “Cookies e dados do site”.

Para casos de golpe envolvendo PIX, o Banco Central conta com uma ferramenta chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED). Por meio dele, o banco inicia um procedimento para analisar a fraude e, se possível, devolver o valor.

1º - Acessar a opção Pix no aplicativo CAIXA ou CAIXA Tem; 2º - Selecionar a opção “Enviar Pix”, “Pagar / Transferir / Sacar” no App CAIXA ou “Enviar e Sacar” no CAIXA Tem; 3º - Selecionar a opção “Utilizar QR Code”, apontar a câmera do celular, conferir os valores e confirmar a transação com a senha do aplicativo.

O mecanismo de Bloqueio Cautelar do Pix foi criado a partir da Resolução N° 147. Sua criação suspende uma transação em um período de até 72 horas para que o envio feito passe por uma análise detalhada. Ou seja, é uma ferramenta de segurança do Banco Central que protege usuários do Pix contra golpes, fraudes e crimes.

A chave PIX pode ser desbloqueada presencialmente em uma agência da Caixa Econômica, ou você pode cadastrar pela primeira vez no Caixa Eletrônico, Internet banking, Gerenciador CAIXA, ou pela Central de atendimento 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões).

O valor máximo passou de R$ 500 para R$ 3.000 durante o dia e de R$ 100 para R$ 1.000 no período noturno. Porém, existem regras para os clientes solicitarem mudanças nos limites. Os pedidos para diminuição dos valores de operações via Pix devem ser aceitas pelas instituições financeiras de forma imediata.

Clique em “Consultar”, abaixo de “Minhas chaves Pix”; Marque a caixa “Aceito os Termos de ciência e responsabilidade” e clique em “Gerar relatório”; Clique novamente em “Aceitos os termos” > “Gerar relatório”.

Na tela inicial do aplicativo, toque em Pix; Na área Minhas chaves, toque em Gerenciar ou cadastrar nova chave; Toque no ícone de três pontinhos ao lado da chave que você quer excluir; Selecione Excluir chave, confirme e pronto!

O usuário pode cadastrar múltiplas chaves aleatórias, seja vinculada à mesma conta ou a contas diferentes, desde que no limite de 5 chaves por conta de pessoa física e 20 chaves por conta para pessoa jurídica. Esse é o único tipo de chave do Pix que não permite portabilidade.

A chave Pix mais segura e com menos exposição de dados é a chave aleatória disponibilizada pelas instituições financeiras. Informações presentes em outras chaves Pix, como CPF, endereço de e-mail e telefone, revelam dados pessoais que podem ser utilizados por golpistas.