Porque a Coca Zero é pior do que a Coca normal?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

O refrigerante zero tem algum tipo de adocante e também mais sódio que a versão normal. «Com tanto sódio, o refrigerante zero não vai te hidratar. Ele vai deixar você com mais sede», afirma Fontenelle.

As duas são basicamente a mesma coisa, com a diferença que a Zero tem menos aspartame e mais sódio, para parecer mais com a Coca-Cola clássica e ter o preço de custo mais baixo. E a diferença da Zero e Light para a clássica é somente a troca do açúcar por adoçantes.

Essa não é uma boa ideia. Por mais que o refrigerante zero não engorde —já que não contém calorias nem açúcares—, tomar a bebida regularmente não é indicado para quem busca uma alimentação saudável. Como qualquer refrigerante, esses produtos são ultraprocessados e trazem muito mais contras do que prós.

O refrigerante zero tem algum tipo de adocante e também mais sódio que a versão normal. «Com tanto sódio, o refrigerante zero não vai te hidratar. Ele vai deixar você com mais sede», afirma Fontenelle. Além disso, médicos e nutricionistas costumam alertar que os refrigerantes não agregam nada a sua saúde.

Uma lata de Coca-Cola sem açúcar (350 ml) possui 49 mg de sódio, o que equivale a 2% do total diário recomendado. Para exceder a recomendação da OMS, é necessário consumir 40 latas de Coca-Cola sem açúcar em um único dia.

Ainda, o refrigerante orgânico tende a ser mais saudável por não conter nem açúcar refinado, nem sódio em sua composição. Esses componentes, quando consumidos em excesso, podem trazer graves problemas de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Refrigerantes Zero ou Diet: Nenhuma ou Pouca Adição de Açúcar. O refrigerante zero ou diet leva esse nome porque promete ter zero adição de açúcar. Para os diabéticos, essa pode ser uma escolha interessante, já que o açúcar influencia na glicemia.

Bebidas zero, diet e light tem adoçante em vez de açúcar. Isso faz com que as calorias e o índice glicêmico dessa bebida sejam reduzidos. Porém, tais líquidos são vazios nutricionalmente, ou seja, não possuem vitaminas, minerais e nem qualquer benefício.

Sim. Coca Cola zero (zero açúcar, zero calorias) e Coca Cola zero zero (zero açúcar, zero calorias, zero cafeína) são adequados para diabéticos. Ambos os produtos contêm edulcorantes em sua composição em substituição ao açúcar.

O brasileiro Guaraná Antarctica apresenta a menor quantidade dentre os produtos analisados, 36g de açúcares, mas também ultrapassa bastante os 25g, o que equivale a 144% dos valores indicados pela OMS.

Cada 200 ml de Coca-Cola regular contém 85 kcal e 21 gramas de açúcar. Como todas as bebidas e alimentos, Coca-Cola regular pode ser apreciada com moderação como parte de um estilo de vida equilibrado. A Coca-Cola sem açúcar não contém açúcar, mas edulcorantes que fornecem seu sabor doce.

O consumo excessivo de refrigerantes aumenta risco de desenvolvimento de fígado gordo, já que são ricos em xarope de milho com alto teor de frutose, o que promove aumento dos triglicerídeos e da glicose no sangue, aumentando o risco de alterações hepáticas.

Fúlvia explica que, pela quantidade de açúcar e de calorias, a Coca Zero poderia ser considerada menos prejudicial à saúde do que a Coca normal e a Coca Light. No entanto, segundo a profissional, a Coca Zero é até um pouco pior em relação aos aditivos químicos, por conta dos adoçantes nela presentes.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Ioannina, na Grécia, analisou pacientes que ingeriam de dois a nove litros de Coca-Cola por dia, e os resultados sugeriram que o consumo excessivo da bebida pode levar a um quadro de baixa concentração de potássio no sangue, chamado hipocalemia.

Na prática a Coca Zero não tem o poder de ajudar a emagrecer, mas ela contribui para não engordar. Isso porque o refrigerante não conta com calorias e isso realmente é verdade. De forma mais precisa, a quantidade de calorias existe, mas é insignificante.

Embora a opção por um refrigerante diet possa ajudá-lo a reduzir as calorias, há muitas opções mais saudáveis, incluindo:

  1. Água com gás com infusão. ...
  2. Chá verde com gás. ...
  3. Kombucha. ...
  4. Água com hortelã e pepino. ...
  5. Chás de ervas ou de frutas. ...
  6. Água de coco.

Coca-Cola

Fique ligado. A Coca-Cola ainda é a bebida mais vendida no país, com uma participação de mercado de 17,6%. Hoje, a Coca Diet corresponde a 8,5% do total, depois que as vendas caíram 6,6% em 2014. Já a Pepsi tem uma fatia de 8,8%.